Em nota

CNBB rejeita redução da idade penal aprovada na Câmara

Pela terceira vez, CNBB se posiciona contra redução da maioridade penal aprovada pela Comissão da Câmara dos Deputados

André Cunha
Da redação, com colaboração de Felipe Rodrigues

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se manifestou contrária à redução da maioridade penal, mesmo em crimes hediondos, como foi aprovada nesta quarta-feira, 17, na Comissão especial da Câmara dos Deputados.

A nota com a posição da instituição católica foi divulgada nesta quinta-feira, 18, durante coletiva com a imprensa.

Segundo a instituição, o caminho para pôr fim à “condenável violência praticada por adolescente passa, antes de tudo, por ações preventivas como educação de qualidade, em tempo integral; combate sistemático ao tráfico de drogas; proteção à família”.

E ainda, pela “criação, por parte dos poderes públicos e de nossas comunidades eclesiais, de espaços de convivência, visando a ocupação e a inclusão social de adolescentes e jovens por meio de lazer sadio e atividades educativas; reafirmação de valores como amor, o perdão, a reconciliação, a responsabilidade e a paz”, conforme o texto.

Acesse também
.: Íntegra da mensagem da CNBB sobre a Redução da Maioridade Penal
.: Entenda a discussão em torno da redução da maioridade penal

Os bispos também discordaram da tentativa de aprovar a ideologia de gênero para as escola e se disseram preocupados com essa ideologia discutida nos estados e municípios. De acordo com os bispos, o conceito traz consequências desastrosas para as crianças e famílias e não é o caminho para combater a discriminação de homossexuais.

“A ideologia de gênero vai no caminho oposto e desconstrói o conceito de família, que tem um fundamento na união estável entre homem e mulher”, afirma a nota.

A CNBB destacou ainda a nova encíclica do Papa Francisco e disse que o convite do Pontífice é para dar outro valor à “Teologia da Criação”. “Um chamado para cultivar a natureza e guardá-la”, disseram os bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo