Em coletiva

CNBB quer ações para evitar tráfico humano na Copa do Mundo

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil anunciou nesta quinta-feira, 13, em coletiva de imprensa, que vai promover ações para evitar o tráfico humano durante a Copa do Mundo e conscientizar a população no período das eleições.

Reportagem de Felipe Rodrigues

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, divulgaram nesta quinta-feira, 13, em entrevista coletiva à imprensa, duas mensagens aprovadas pelo Conselho Permanente da Conferência.

Os bispos falaram, ainda, sobre os assuntos tratados durante a reunião do Conselho, realizada desde terça-feira, 11, na sede da CNBB, e concluída ontem.

A CNBB enviou uma carta ao Papa Francisco, por ocasião da celebração do seu primeiro ano de Pontificado, para agradecer sua “solicitude paternal e proximidade” do Pontífice.

No texto, os bispos afirmam que, ao propor “caminhos para o povo de Deus”, o Papa “deu uma grande contribuição a todas as Igrejas Particulares do mundo católico”. [Leia na íntegra]

A outra mensagem divulgada pela CNBB é sobre a Copa da Mundo. No texto, intitulado “Jogando pela vida”, os bispos afirmam que “a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal”.

Os bispos convidam a sociedade brasileira a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”, que têm a finalidade de colaborar para que o evento seja “lembrado como tempo de fortalecimento da cidadania”.

Diretório de Comunicação

O Conselho Permanente da CNBB aprovou o Diretório de Comunicação, uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Trata-se de um documento da Conferência que irá contribuir para a reflexão das práticas comunicativas na Igreja e na sociedade. Tem o objetivo de fomentar a implementação da cultura da comunicação na Igreja do Brasil.

O texto foi aprovado após 13 anos de pesquisas, análises e práticas de comunicação nas dioceses, paróquias e comunidades. “O Diretório de Comunicação sempre foi um desejo da Conferência”, afirmou Dom Damasceno. Segundo o bispo, o conteúdo para a produção do texto contou com a colaboração efetiva de pesquisadores, profissionais e agentes da Pastoral da Comunicação.

Eleições 2014

Estiveram  em pauta na reunião do Conselho Permanente a Reforma Política e as eleições  2014. Dom Damasceno falou sobre a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política e eleições limpas.

Junto com outras entidades, a CNBB está empenhada na captação de 1,5 milhão de assinaturas para que o projeto de lei possa ser encaminhado ao Congresso Nacional. Segundo ele, já foram coletadas mais de 300 mil assinaturas.

Com relação às eleições, o secretário geral, Dom Leonardo Steiner, disse que, na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP), haverá uma declaração sobre o momento político. Os bispos pretendem, ainda, elaborar uma cartilha sobre as eleições. “A questão é conscientizar os brasileiros sobre a importância da participação. Nós todos somos agentes políticos. Queremos mostrar a importância do envolvimento da comunidade e também orientar o cristão católico sobre como participar das eleições e discutir sobre os candidatos”, explicou Dom Leonardo.

Campanha da Fraternidade

Outro assunto abordado na reunião do Conselho Permanente e apresentado na coletiva foi a Campanha da Fraternidade de 2014, que  propõe o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” para reflexão. Os bispos fizeram uma avaliação das primeiras ações após a abertura.

De acordo com o presidente da CNBB, a campanha tem “provocado a sociedade em geral”, gerando debates e iniciativas, como a colaboração da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico Humano que esteve reunida com a presidência da CNBB na noite de ontem, 12.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo