Roteiros e motivações

CNBB publica subsídio para o Dia Mundial das Comunicações

O subsídio traz roteiros para celebrar o Dia das Comunicações, sugestões para mídias sociais, além de motivações para Missas e celebração da Palavra

Da redação, com CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB publicou nesta segunda-feira, 2, o subsídio com a mensagem do papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no próximo domingo, 8. O tema proposto para este ano é “Comunicação e Misericórdia: um encontro profundo”.

O subsídio traz roteiros para celebrar o Dia das Comunicações, sugestões para mídias sociais, além de motivações para Missas e celebração da Palavra. Também são sugeridas iniciativas para preparar o evento, como a realização de oficinas de comunicação na Igreja contemplando as áreas de jornal, rádio, teatro, mural, cartazes, blogs, sites e redes sociais e entrevistas no rádio, TV e impressos sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações. 

Além, disso a Comissão motiva a organização de cafés da manhã ou um dia de palestra, com confraternização com profissionais, professores e pesquisadores da comunicação e agentes da Pastoral da Comunicação para estreitar as relações entre Igreja e imprensa local. 

Cultura da Comunicação

Na apresentação do subsídio, a Comissão para a Comunicação da CNBB sugere que a mensagem do papa seja estudada e refletida nas dioceses, regionais e comunidades, incentivando, assim, a organização de outras iniciativas que marcam a data. Recorda, ainda,  as motivações do Diretório Nacional da Comunicação da Igreja no Brasil: 

“O Dia Mundial das Comunicações é uma ocasião propícia para comemorar o bem que a Igreja e a sociedade realizam com a comunicação; para motivar e incentivar novas iniciativas, novos grupos e novas reflexões; para conscientizar sobre a necessidade de inserir-se na nova cultura da comunicação e propor o Evangelho a essa nova realidade”.

Na mensagem deste ano, o Papa Francisco diz que “como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das ações da Igreja é transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas e sustentá-las no caminho rumo à plenitude daquela vida que Jesus Cristo, enviado pelo Pai, veio trazer a todos”. 

O subsídio está disponível neste link: 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo