Mutirão pela Vida

CNBB promove seminário virtual sobre Semana Social Brasileira

Evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 1 da CNBB

Da redação, com CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove conjuntamente com as pastorais sociais e movimentos populares, de 24 a 26 de julho, o seminário virtual que marca o lançamento da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) no Estado de São Paulo. O evento debaterá “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”.

A SSB é uma iniciativa inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, que se realiza no Brasil desde 1991, para articular processos de mobilização popular e transformação social a partir de debates que impulsionam a construção de um Brasil justo e democrático. Tornam-se espaços de participação popular para a garantia da superação das desigualdades sociais.

Em preparação a este seminário, o Regional Sul 1 da CNBB vem realizando lives que tem debatido a mensagem do Papa Francisco: “nenhuma família sem Teto; nenhum camponês sem Terra; nenhum Trabalhador sem Direitos”. 

O objetivo é avançar no diálogo em prol da participação de todos, em que a dignidade humana e a igualdade ganhem mais atenção.

O evento terá a participação dos movimentos, e se encerra no domingo, 26, com o resultado das apresentações e debates propostos por cada pastoral. Ao final, será lançado um documento de convocação rumo à 6ª Semana Social Brasileira (SSB).

Programação

Sexta-feira – 24 de julho, das 20h às 22h00
Mística
Mesa de Abertura
Reflexão a partir do tripé: Terra, teto e trabalho: A Economia de Francisco e Clara
Motivação para o início dos trabalhos de sábado

Sábado – 25 de julho – das 08h45 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
Mística
Abertura dos Trabalhos – Tecendo a realidade social a partir da Experiência das Pastorais do Regional Sul 1 – Rumo a Construção da 6ª SSB
Apresentação das Pastorais: atuação das pastorais no atual contexto de pandemia: como está acontecendo o trabalho, em quais (arqui) dioceses está atuando, qual o número de agentes? Quais as principais respostas de sua pastoral para superar os desafios do atual cenário?
Contextualização Histórica das Semanas Sociais Brasileiras
Momento das Exposições na Sala Comum “Dom Paulo Evaristo Arns”
Tema 1 – A Terra como Bem Comum e balizador de um Cuidado com Nossa Casa Comum, mas também da construção de uma Economia Social e Solidária a serviço do conjunto da Sociedade.
Facilitador: Moema Miranda / Roberto Malvezzi (Gogó)
Tema 2 – Um Teto capaz de representar todos os Sistemas de Proteções Sociais e Econômicas que devem caracterizar uma verdadeira Democracia, desconstruindo o discurso que naturaliza e legaliza a Pobreza, na realidade o empobrecimento das pessoas e dos povos.
Facilitador (a): Dr. Armando De Negri Filho / Ermínia Maricato
Tema 3 – Um Trabalho que reconheça o protagonismo humano sem discriminações na construção e usufruto do Bem Comum e que distribua a riqueza produzida em uma dinâmica equilibrada com os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza, opondo-se ao predomínio do capital sobre o trabalho humano.
Facilitador(a): Eduardo Brasileiro / Márcia Lopes
Formação dos Grupos de Trabalhos com perguntas motivadoras e calendário rumo a julho de 2021. Local: Diocese de Presidente Prudente.
Encerramento

Domingo – 26 de julho, das 09h00 às 12h30
Acolhida
Síntese das Apresentações
Abertura das salas para as discussões em grupo – cada grupo acompanhado pelo sistematizador/as (relator/as)
Síntese das discussões em grupo
Atividade Cultural
Leitura da “Carta Compromisso” rumo a 6ª SSB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo