A 47ª Assembléia Geral da CNBB, que acontecerá de 22 de abril a 1º de maio de 2009, em Indaiatuba (SP), terá como tema central "A formação Presbiteral: Diretrizes e Desafios”. A Comissão responsável pelo tema esteve reunida na sede da CNBB, em Brasília, nos dias 30 e 31 de outubro.
Um dos trabalhos da Comissão é rever o documento 55 da CNBB, que trata da formação presbiteral. O documento deverá ser atualizado, dado que sua publicação ocorreu em 1995. "A CNBB tem necessidade de atualizar o documento porque a realidade do Brasil já mudou em grande parte e, também, porque a aprovação do texto já venceu", explica o presidente da Comissão, dom dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI).
Segundo dom Sérgio, o tema central da Assembléia é bastante amplo, pois inclui a formação básica ou inicial e a formação permanente dos presbíteros, ou seja, “a formação continuada”. Dom Sérgio disse que, durante a última reunião do Conselho Permanente da CNBB, realizada em setembro, os bispos pediram que o tema central não ficasse restrito às Diretrizes para a formação dos futuros presbíteros, mas que fosse contemplada a formação presbiteral de modo mais amplo, considerando a vida e o ministério dos presbíteros.
“O tema das diretrizes está dentro de um tema maior chamado "formação presbiteral", enfatiza o presidente da Comissão, ao lembrar que as diretrizes são apenas um dos aspectos discutidos. "No documento vamos ter três grandes partes, que seguem o esquema do documento 55: O contexto e fundamentos, em que se olham os desafios e a teologia do presbiterato; As diretrizes básicas para a formação dos futuros presbíteros, parte esta que apresenta um texto normativo; A formação permanente dos presbíteros", afirma Dom Sérgio.
"Quando se fala de formação presbiteral, não se pensa só num tipo de formação. Há as dimensões humana-afetiva; vida comunitária, espiritual, intelectual e pastoral", acrescenta. Todas essas dimensões serão contempladas no novo texto, que deverá ser apresentado ao Conselho Permanente no próximo ano para, em seguida, ser submetido à aprovação da 47ª Assembléia da CNBB.
Integrantes
Além de Dom Sérgio, fazem parte da Comissão que esteve reunida em Brasília, o Bispo de Santarém (PA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias; o Bispo de Palmas e Francisco Beltrão (PR), Dom José Antônio Peruzzo; o Bispo da prelazia de São Félix (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner; o bispo de Ponta Grossa (PR), Dom Sérgio Arthur Braschi e o Bispo emérito de Uruguaiana (RS), Dom Ângelo Domingos Salvador. Também participam da Comissão os seguintes peritos: padre Reginaldo de Lima, padre Dalton Barros de Almeida, padre Vitor Feller, padre Paulo Dal Bó, padre Geraldo Dondici Vieira e Tânia Maria Couto Maia.