Reunião do Consep

CNBB manifesta preocupação com a crise de água no Brasil

Bispos do Brasil analisam conjuntura político-social e abordam a crise hídrica no país

Da redação, com CNBB

“O sistema brasileiro de geração de energia a partir da água não se sustenta mais”, concluem os bispos brasileiros, reunidos em Brasília na primeira reunião do Consep (Conselho Episcopal Pastoral) em 2015. A reunião teve início nesta terça-feira, 3.

Os bispos apresentaram uma análise de conjuntura político-social no âmbito nacional e internacional. No Brasil, destaque para crise hídrica que assola o país nos últimos tempos.

Leia mais:
.: Prefeitos buscam saídas para a crise da água em São Paulo
.: No RJ, projeto quer obrigar indústrias a reutilizarem água 
.: Entenda o que é o volume morto de um reservatório de água 

Conforme o texto, “a crise é grave e tem caráter prolongado, visto que as obras que se anunciam visam compartilhar os recursos hídricos existentes, mas nenhuma iniciativa de política pública enfrenta a raiz do problema que são o modelo de desenvolvimento depredador e a matriz energética a ele vinculada”.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, manifestou preocupação com relação às populações mais carentes. Dom Damasceno relatou ter visto pessoas atravessando o Rio São Francisco a pé, na região que liga Petrolina e Juazeiro. “Algo que não acontecia”, acrescentou.

Para o arcebispo, “é preciso buscar uma solução não só imediata, mas a médio e longo prazos”. O cardeal recordou que, em 2004, a Campanha da Fraternidade já havia abordado a questão da água, quando foram apontados desafios e soluções.

A reunião do Consep prosseguirá nesta quarta-feira, 4.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo