Nota

CNBB lamenta morte de Dom Antônio Sarto

A CNBB divulgou hoje, 30, uma nota lamentando o falecimento de Dom Antônio Sarto, bispo emérito de Barra do Garças (MT), que ocorreu ontem, 29, em Campinas (SP) por volta das 11h. Seu corpo está sendo velado na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e às 13h haverá missa de exéquias seguida do sepultamento no cemitério Flamboynt, de Campinas.

"Lamentamos profundamente a morte deste servo do Senhor que, por dez anos, foi coadjutor da Arquidiocese de Porto Velho (RO) e, por 20 anos, serviu à Igreja Particular de Barra do Garças com zelo de pastor e amor de pai", afirma a nota da CNBB assinada pelo secretário-geral, Dom Dimas Lara Barbosa.

Dom Antônio, 82, era natural de Lins (SP). Fez sua profissão religiosa em 1941 e foi ordenado padre em 1951, em Turim (Itália). Nomeado bispo coadjutor de Porto Velho (RO), em 1971, recebeu a ordenação episcopal em agosto do mesmo ano, em São Paulo. Adotou o lema "Escolhido dentre os homens, para os homens".

Leia abaixo a íntegra da Nota da CNBB

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2Tm 3,7)

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do bispo emérito de Barra do Garças, Dom Antônio Sarto, SDB, ocorrido hoje, em Campinas. Lamentamos profundamente a morte deste servo do Senhor que, por dez anos, foi coadjutor da Arquidiocese de Porto Velho (RO) e, por 20 anos, serviu à Igreja Particular de Barra do Garças (MT) com zelo de pastor e amor de pai.

Emérito, Dom Antônio Sarto continuou servindo à Igreja e um de seus últimos trabalhos foi a revisão geral da tradução em português do "Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas", do Pontifício Conselho para a Família, lançado no Brasil no ano passado.

A CNBB agradece a Deus a vida e o trabalho realizado por Dom Antônio ao longo de seus 57 anos de ministério ordenado, dos quais 37 como bispo, convencida de que a ele se aplicam as palavras de Jesus Cristo: “Parabéns, servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo