Pastores e profetas

CNBB homenageia Dom Luciano Mendes e Dom Ivo Lorscheiter

// Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom José Ivo Lorscheiter, bispos falecidos após a última Assembléia Geral da CNBB, foram homenageados numa sessão solene na segunda-feira, dia 2, em Itaici, na cidade de Indaiatuba (SP). Os bispos presentes na 45ª assembléia relembraram a vida destes dois ex-presidentes da entidade.

Após a abertura da sessão que recordou o legado desses ilustres pastores, foi exibido um vídeo com o tema “Pastores e profetas”, um compacto dos 50 anos da CNBB.

VÍDEOS da 45ª AG da CNBB
.: Dom Geraldo Lyrio fala da situação sócio-política do Brasil
.: Como é a eleição na CNBB
.: Bispos falam sobre reforma agrária
.: Histórico das assembléias gerais da CNBB
.: O que é a Assembléia Geral da CNBB
.: Conheça o local onde os bispos se reunem
.: 1º dia da 45ª AG da CNBB

FOTOS da 45ª AG da CNBB
.: Homenagem a Dom Luciano e Dom Ivo
.: Bastidores
.: Missa, no dia 2 de maio
.: Mosteiro de Indaiatuba
.: Início dos trabalhos
.: Celebração da abertura
.: Missa de abertura

Em seguida, o vice-presidente da CNBB, dom Antonio Celso de Queirós relatou sobre o significado de Dom Luciano e Dom Ivo para a Igreja do Brasil. O bispo falou da fidelidade desses pastores à Igreja e declarou: “Que o Senhor nos ajude a valorizar o legado desses irmãos e, sobretudo, o caminho que foram desbravando à nossa frente”.

Sobre a presença de Dom Luciano e Dom Ivo da Igreja e na sociedade, falou Francisco Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz: “Coragem é o que tinham. Não tinham medo das conseqüências. E só se tem coragem quando se tem esperança”.

Testemunharam também Dom Hélio, bispo de Santa Maria (RS); o Coral do Arsenal da Esperança e o professor Cândido Mendes, irmão de Dom Luciano.

A solenidade foi finalizada com a palavra do presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo que agradeceu aos que se esmeraram para homenagear o legado desses homens que foram “pastores segundo o coração de Deus”.

“Eu vejo em Dom Luciano a personificação da humildade. Um homem de um conhecimento cultural respeitabilíssimo, mas de uma modéstia encantadora, muito simples. Ele não gostava de se tornar ponto de destaque absoluto, ele queria ser mesmo um bispo a serviço, com muito amor à Santa Igreja. É essa humildade que me encanta muito em Dom Luciano”, declarou o bispo de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Bonnes.

Leia mais:
.: Palestra de Dom Luciano Mendes no CEN de Florianópolis: “Como é o céu?”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo