Condolências

CNBB expressa pesar pelas vítimas do incêndio em Santa Maria

Em nota divulgada na manhã desse domingo, 27, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, se une ao arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rupert, para manifestar solidariedade às famílias das vítimas de um incêndio em uma casa noturna da cidade.
 
“Como Igreja de Santa Maria lastimamos este acidente e manifestamos a nossa solidariedade às famílias e a toda a sociedade. Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia”, afirmou Dom Hélio.

Leia mais
.: Governo decreta luto oficial de três dias por tragédia no RS
.: Santa Maria faz ato ecumênico em homenagem às vítimas

O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, também publicou uma nota de pesar e solidariedade, na qual, em nome da arquidiocese, apresenta suas sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas, bem como às Autoridades locais, fazendo votos de que as causas desse acidente sejam cuidadosamente apuradas e suas lições aprendidas para que no futuro não aconteçam tragédias semelhantes.

O cardeal destaca que a "tristeza aumenta com a constatação de que a tragédia foi consequência de uma série de erros e omissões, certamente evitáveis, se tivessem sido observadas as normas de segurança prescritas".

Ao arcebispo de Santa Maria, Dom Odilo expressa sua solidariedade "na dor, na prece e na missão de confortar os enlutados e feridos".

Na nota, que será enviada aos padres da arquidiocese nesta segunda-feira, 28, o Cardeal recomenda que sejam celebradas Missas na intenção das vítimas do incêndio, bem como pelos feridos e familiares.

"Elevo orações a Deus pelos jovens que perderam tão prematuramente suas vidas, por aqueles que ficaram feridos e por seus familiares, que vivem este momento com profunda dor e consternação. Rogo a Deus que os conforte! Peço também a todos os padres da Arquidiocese de São Paulo que celebrem Santas Missas nessas mesmas intenções".

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, também enviou mensagem a Dom Hélio, recordando que os jovens cariocas realizaram uma vigília na Catedral em que rezaram pelos falecidos, familiares e amigos das vítimas. “Nossos corações estão abalados com essa grande tragédia (…) que ceifou a vida de inúmeros jovens dessa cidade, em especial, dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria”.

Já o Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que já atuou como referencial para a Juventude no Regional Sul 3 da CNBB, destinou mensagem aos familiares dos jovens falecidos. “Somos atingidos por sentimentos de dor e tristeza. Dor pela vida de tantos jovens; tristeza pelas famílias e amigos destes jovens. Por quê? Resta-nos neste instante o silêncio respeitoso; e, sobretudo, a prece solidária”.

O incêndio ocorreu durante a madrugada desse domingo, 27. Até a manhã desta segunda-feira, 28, foi confirmada a morte de pelo menos 233 pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O número total ainda é incerto. Há centenas de feridos sendo atendidos em hospitais da cidade, e uma campanha pede doações de sangue. Entre as vítimas estão muitos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

Leia nota da CNBB na íntegra

Acompanhamos com dor e solidariedade, desde a madrugada do domingo, o momento de profundo sofrimento vivido pelos feridos e pelas famílias dos que perderam centenas de filhos na tragédia do incêndio em Santa Maria (RS). O Brasil está de luto e as comunidades de fé estão unidas em oração. Deus conduza a todos, nesta hora, para oferecer, aos mortos, dignidade e ambiente de reverência, aos pais e familiares, amparo e assistência, e aos feridos, todo o apoio e tratamento ágil e eficiente.

Unimo-nos ao arcebispo, Dom Hélio Adelar Rupert, ao clero e ao povo da arquidiocese de Santa Maria. A Palavra de Deus nos oferece luz para esse momento: “somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angustia; postos em apuros, mas não desesperançados; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; por toda parte e sempre levamos em nosso corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa existência mortal ( 2 Cor 4, 8-9).

A consciência cristã nos leva a manifestar também nosso apoio aos homens e mulheres de boa vontade que estão oferecendo ajuda junto às famílias e aos feridos e aos responsáveis pelo poder público que estão tomando as providências para o encaminhamento e solução dos problemas desse momento de aflição. É momento de união e de solidariedade! A concreta participação de colaboração, o respeitoso silêncio e a oração movida pela fé nos faz reconhecer, mais uma vez, que somos todos membros de uma única família que sofre pela perda de tantos jovens, filhas e filhos queridos.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis (MA) e vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo