Faleceu nesta segunda-feira, 23, aos 88 anos, o bispo emérito de Osasco (SP), Dom Francisco Manuel Vieira. Em nota, a CNBB expressa o pesar pelo falecimento do prelado, recordando seu exemplo como pastor.
Confira a íntegra da nota:
Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira
Feliz quem encontra em ti sua força e
decide no seu coração a santa viagem. Salmos 84, 6
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira, bispo emérito de Osasco (SP), aos 88 anos, ocorrido hoje, 23 de dezembro.
Natural de Rio Tinto – Porto, Portugal, dom Francisco foi ordenado presbítero em dezembro de 1952, em São Paulo (SP), e bispo, em janeiro de 1975. Foi bispo auxiliar de São Paulo na região episcopal Osasco, de 1975 a 1989; e bispo de Osasco, de 1989 a 2002.
Seu lema episcopal é “In Virtute Dei” (Pela Força de Deus). Dom Francisco foi pastor dedicado, levando a todos a força de Deus que é Jesus Cristo.
A dom Ercílio Turco, bispo de Osasco, aos fiéis da Diocese, aos familiares e aos amigos de dom Francisco expressamos nossas condolências.
A morte faz surgir a tristeza, mas a certeza da vida nova em Cristo e a plenitude do Reino nos trazem a esperança e devolvem a alegria. Ao Pai agradecemos a vida e ministério de dom Francisco, pois “o Senhor o conduz à posse da herança, dos congregados, na luz!” (Col 1, 12).
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB