Nota oficial

CNBB expressa pesar pela morte de Dom Tomás Balduíno

Bispo Emérito de Goiás (GO) faleceu aos 91 anos; em nota, CNBB recorda dedicação de Dom Tomás

Da Redação, com CNBB

CNBB expressa pesar pela morte de Dom Tomás Balduíno

Dom Tomás Balduíno / Foto: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito de Goiás (GO), Dom Tomás Balduíno. Ele morreu na sexta-feira, 2, e neste sábado, 3, os bispos participantes da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil celebraram, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), Missa em intenção a Dom Tomás.

O texto é assinado pela presidência da CNBB, que recorda a dedicação de Dom Tomás e sua atuação na defesa dos direitos humanos, especialmente à causa dos povos indígenas.

O bispo faleceu aos 91 anos de idade. Ele estava internado há vários dias em tratamento por causa de complicações cardíacas e de um câncer.

Veja, abaixo, a íntegra da nota:

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Tomás Balduíno

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunida em Assembleia Geral na cidade de Aparecida (SP), recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento do bispo emérito de Goiás (GO), dom Tomás Balduíno, OP, ocorrido ontem, em Goiânia (GO).

Este nosso irmão dedicou sua vida e ministério ao serviço do Povo de Deus e à defesa dos direitos humanos, especialmente à causa dos pequenos agricultores e povos indígenas. Inspirado por seu lema episcopal “Homines Capiens” (Pescador de Homens), aprendeu a língua dos índios Xicrin, do grupo Bacajá, e Kayapó e também se tornou piloto de avião para melhor atender as comunidades indígenas.

Em 1965, foi nomeado Prelado de Conceição do Araguaia (PA), e em 1967 foi transferido para a Diocese de Goiás, onde trabalhou por 31 anos. Marcou profundamente a história da Igreja no Brasil, ao colaborar na fundação do Conselho Indigenista Missionário, do qual foi o seu segundo presidente, e também da Comissão Pastoral da Terra, que presidiu entre 1997 e 1999, permanecendo como presidente de honra.

Ao manifestar pesar pela morte de dom Tomás, a CNBB presta sua solidariedade aos seus familiares, à Diocese de Goiás e à Ordem dos Pregadores. Eleva, ao mesmo tempo, uma prece de ação de graças por este nosso irmão que marcou sua trajetória pela entrega à causa do Reino.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida / SP
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís / MA
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo auxiliar de Brasília/DF
Secretário Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo