Saudação

CNBB envia mensagem ao novo bispo de Bom Jesus de Gurgueia

Com a notícia da nomeação do padre Marcos Antônio Tavoni como novo bispo da diocese de Bom Jesus de Gurgueia (PI), a CNBB divulga, nesta quarta-feira, 15, mensagem assinada pelo secretário geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner.

O texto destaca a trajetória presbiteral do novo bispo nos trabalhos dedicados à evangelização da juventude e o trabalho missionário exercido por ele durante anos.

Leia a íntegra da mensagem:

Saudação ao novo bispo de Bom Jesus de Gurgueia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a nomeação feita pelo Papa Francisco hoje, 15 de janeiro, do Revdo. Padre Marcos Antônio Tavoni como novo bispo da diocese de Bom Jesus de Gurgueia (PI).

O novo bispo tem 46 anos, é natural de São Carlos (SP). Membro do clero da arquidiocese de Brasília (DF), recebeu a ordenação presbiteral no dia 30 de agosto de 1996. Exerceu seu ministério, por muitos anos, como missionário na arquidiocese de Palmas (TO), na qual, desde 1997, desempenhou as funções de pároco, professor, ecônomo e reitor do Centro de Evangelização e do Seminário Interdiocesano.

Foi secretário do Conselho Presbiteral por dois períodos e vigário episcopal da região São Pedro de 2007 a 2008. Atualmente, padre Marcos exerce o serviço de pároco da Paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga-Norte (DF).

Acolhemos nosso irmão com as palavras do Papa emérito Bento XVI, na carta que escreveu aos bispos da CNBB, por ocasião de uma visita Ad Limina, em 2010.

“Gostaria de vos convidar a olhar para o futuro com os olhos de Cristo, depondo n'Ele a vossa esperança, pois ‘a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’ (Rm 5,5). O Papa recordou aos bispos que “o primeiro testemunho que se espera dos anunciadores da Palavra de Deus é o da caridade”.

Em comunhão com o povo de Deus da diocese de Bom Jesus de Gurgueia, acolhemos padre Marcos Antônio, acompanhando-o com nossas orações. Seja fecundo o seu ministério episcopal.

Na ocasião, em nome dos irmãos do episcopado, agradecemos a Dom Ramón López Carrozas a dedicação à Igreja Particular no Piauí e também à nossa conferência. Que o Senhor lhe conceda saúde e paz.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo