A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem a Dom Manoel João Francisco, por ocasião de sua nomeação, nesta quarta-feira, 26, como novo bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR). Até o momento, ele era bispo da diocese de Chapecó (SC).
No texto, a CNBB congratula-se com a notícia da nomeação e deseja a Dom Manoel “uma abençoada missão na nova diocese”.
Leia a nota na íntegra:
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com Dom Manoel João Francisco, pela nomeação anunciada hoje, 26, pelo Papa Francisco, como novo bispo da Diocese de Cornélio Procópio (PR). Dom Manoel era bispo da Diocese de Chapecó (SC) desde 1999.
Entre 2003 e 2007, Dom Manoel foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Foi bispo referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no Regional Sul 4 da Conferência (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).
O lema episcopal de Dom Manoel, “Em vasos de Argila”, nos recorda São Paulo que diz: “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2 Co 4, 7). Também nos lembra as palavras do Papa Francisco aos seminaristas, padres e bispos, durante Missa celebrada na capela da residência arquiepiscopal, em Sumaré (RJ): “(…) vocês são servidores. Vocês existem para servir. Vaso de argila e grandeza de Jesus”.
Desejamos a Dom Manoel que, com sua simplicidade e dedicação, tenha uma abençoada missão na nova diocese, anunciando este Tesouro, que é Jesus Cristo, Filho de Deus.
Em nome dos irmãos do Episcopado, agradeço a Dom Getúlio Teixeira Guimarães, o serviço paternal junto ao povo da Igreja Particular de Cornélio Procópio. Que o Senhor lhe conceda saúde e paz.
Com a proteção e bênção de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa,
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB