Último dia

CNBB encerra 53ª Assembleia Geral nesta sexta-feira

Após 10 dias de reunião, bispos participam da cerimônia de posse da nova presidência da CNBB e concedem uma última entrevista coletiva para a imprensa

De Aparecida, com informações da Assessoria da CNBB

Bispos chegam ao centro de eventos onde realizaram as reuniões da Assembleia / Foto: Wesley Almeida - CN

Bispos chegam ao centro de eventos onde realizaram as reuniões da Assembleia / Foto: Wesley Almeida – CN

A 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) termina nesta sexta-feira, 24. Logo mais, às 10h30, será realizada a cerimônia de posse da nova presidência e uma coletiva final com a imprensa.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

Nesse último dia, os bispos participaram da Santa Missa, às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A celebração foi presidida pela nova presidência da CNBB: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) eleito presidente; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), reeleito como secretário-geral. O novo vice-presidente, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, não estava presente, pois precisou retornar antes do fim da Assembleia devido a um compromisso já marcado em sua arquidiocese.

Após a Santa Missa, eles ainda retornam ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida para uma última sessão da Assembleia, em que devem ser passados alguns comunicados gerais aos bispos. Em seguida, realiza-se a cerimônia de posse e a entrevista coletiva para a imprensa, encerrando o evento.

Bispos de todo o Brasil voltam para suas dioceses após 10 dias de reuniões em Aparecida (SP). Foram momentos de comunhão, oração e discussão sobre a Igreja no Brasil, bem como sobre as diversas realidades sociais que se fazem presentes no país. Ontem, por exemplo, foi discutido, logo pela manhã, “Pensando o Brasil”, que terá como foco as desigualdades.

Neste penúltimo dia, os bispos também puderam acompanhar uma apresentação sobre os encaminhamentos da pesquisa sobre perfil dos padres brasileiros, estudo que será apresentado na próxima Assembleia, em 2016.

Além da eleição da nova presidência, também foram eleitos, nesta Assembleia, os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, os delegados da conferência junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e os representantes da CNBB no Sínodo dos Bispos, que será realizado em outubro próximo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo