A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do Bispo emérito da Prelazia de Borba (AM), Dom José Afonso Ribeiro, TOR.
A nota, assinada nesta quarta-feira, 11, destaca a missão de Dom José, seu testemunho de vida e anúncio "destemido" do nome de Jesus Cristo. "Agora, é chamado a experimentar o gozo da alegria eterna", ressalta o texto.
Leia a íntegra
“Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25)
Com pesar, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu a notícia do falecimento do bispo emérito da Prelazia de Borba, no Estado do Amazonas, Dom José Afonso Ribeiro, TOR, ocorrido nesta quarta-feira, dia 11, em Canoas, RS.
Ao longo de seus 50 anos de ministério ordenado, dos quais 30 como bispo, sendo de 1979 até 1988 bispo auxiliar de São Luis de Cáceres (MT) e de 1988 a 2006, Bispo Prelado de Borba, Dom José deu testemunho de sua fé na Ressurreição do Senhor e anunciou, destemidamente, o nome de Jesus Cristo, único Salvador.
Agora, é chamado a experimentar o gozo da alegria eterna, prêmio para aquele que cumpriu com fidelidade sua vocação de discípulo-missionário de Jesus.
A Dom Elói Roggia, SAC, à Prelazia de Borba e aos familiares e amigos de Dom José, a CNBB expressa sua solidariedade fraterna. Conforte a todos a fé cristã que nos faz crer na vitória de Cristo sobre a morte, certeza de nossa ressurreição.
Brasília, 11 de novembro de 2009
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB