Vídeo

CNBB destaca preocupação com bispos ameaçados

As ameaças de morte aos três bispos do Pará e as tensões na reserva indígena Raposa Serra do Sol preocupam a Igreja. O assunto foi destacado nesta sexta-feira, 9, em coletiva de imprensa na sede da CNBB, em Brasília.

Participaram o vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus (AM) e o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

Na entrevista, falou-se sobre as ameaças que bispos, religiosos e leigos da região Norte do país têm sofrido. A Presidência da CNBB lembrou que nesta semana houve uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre os bispos do Estado do Pará ameaçados de morte. São eles: o bispo de Xingu, Dom Erwin Kräutler; o bispo de Abaetetuba, Dom Flávio Giovenale e o bispo de Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso.

Dom Luiz ressaltou que apesar da proteção policial, como tem recebido Dom Erwin, é necessário ir à causa do problema. "Agradecemos as autoridades, porém insistimos que o problema é muito maior". O arcebispo de Manaus disse ainda que houve uma boa cobertura da imprensa sobre o caso, o que de alguma forma pode intimidar aqueles que ameaçam.

Assista à reportagem:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo