Devoção mariana

Círio de Nazaré será focado na evangelização e nos jovens, diz bispo

Em sua 226ª edição, Círio de Nazaré receberá mais de dois milhões e meio de fiéis a partir do próximo dia 14

Thiago Coutinho
Da redação

Dom Alberto Taveira, acerbispo de Belém (PA) / Foto: Arquidiocese de Belém

Tem início no próximo dia 14 de outubro o tradicional Círio de Nazaré, que acontece em Belém, capital do Pará. O tema, desta que será 226ª edição do evento, será “Uma jovem chamada Maria”, e foi escolhido por estar em sintonia com o Sínodo dos Jovens.

“Este tema foi trabalhado nos livros de peregrinação e se levando em conta o grande processo de evangelização que se completa agora que realizaremos o Círio”, explica Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém. “A grande novidade do Círio de cada ano é o enfoque que damos para a evangelização, ainda que se repitam os gestos, as procissões, as manifestações de piedade popular, a grande é a tônica para a evangelização que se escolhe para cada ano”, reitera o religioso.

São esperadas 2,5 milhões de pessoas na capital do Pará para o próximo dia 14. “Mas as estatísticas que foram feitas dão conta de que a partir do início das grandes celebrações, até o último domingo de outubro, passam por Belém algo em torno de 5 milhões de pessoas”, diz Dom Alberto.

Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), título que só valorizou ainda mais esta celebração católica.

“Mas a Igreja saiu à frente, implantando seus trabalhos de evangelização, devoção, liturgia e organização eclesial”, diz o arcebispo. “Ficamos muito contentes com este reconhecimento, mas isto não muda nossa atitude, porque nosso evento é religioso com consequências culturais”, acrescentou.

Já em 2013, a tradicional festa do Círio de Nazaré foi inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

Paixão mariana

A figura de Nossa Senhora tem um apelo especial entre os fiéis brasileiros ― o próprio Círio é uma prova do quanto o Brasil tem uma afeição especial por Maria. A primeira fundamentação deste amor é teológica, segundo o arcebispo de Belém.

“Teologicamente, se abrirmos a Lumen Gentium [constituição dogmática do Concílio Vaticano II], capítulo que trata da Virgem Maria, ela tem lugar dentro da Igreja, não se pode ter Igreja sem a Virgem Maria”, explica Dom Alberto. “O fundamento é a presença mariana na vida da Igreja. Como o grande Bento XVI ensinava à sua época, toda esta devoção popular já é evangelização”, finaliza o religioso.

O Círio de Nazaré prossegue até o dia 29 de novembro. O Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis que participam do evento. Em sua mensagem, o Sucessor de Pedro pediu orações pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos para a Amazônia e a confiar na intercessão de Maria. “Ao dar-nos o Salvador do mundo, Maria é a fonte viva da esperança; portanto, a esta fonte possam voltar a cada dia, como peregrinos confiantes, para haurir fé e conforto, alegria e amor, segurança e paz”, disse o Papa em sua mensagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo