No próximo dia 29 de agosto é comemorado o "Dia Nacional de Combate ao Fumo", data em que o governo e entidades médicas se unem em prol da saúde em uma ação conjunta contra o tabagismo, e a ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz) também participa desta ação de conscientização, orientando a população quanto aos perigos que o falso prazer do fumo traz à saúde.
No Brasil, há cada hora, dez pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas ao fumo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o cigarro é responsável por 97% das mortes por câncer de laringe em todo o mundo. O risco de um fumante adquirir câncer de laringe é dez vezes maior do que uma pessoa que não fuma. Segundo a OMS, no Brasil, são registrados anualmente aproximadamente 6 mil novos casos de câncer de laringe, com 3.500 mortes.
Durante o fumo, a combustão do tabaco produz dezenas de substâncias em forma de gases, vapores e partículas sólidas que agridem diretamente a mucosa da laringe, principalmente as pregas vocais, o que acarreta em um prejuízo na voz. Além disso, várias substâncias liberadas pelo cigarro são cancerígenas.
Quando a mucosa apresenta lesões sugestivas de tumor, é necessário fazer um exame que é chamado de laringoscopia, pois o diagnóstico precoce é uma das armas contra o câncer de laringe. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de laringe pode ser curado em 90% dos casos.
Não é, entretanto, só o fumante que é atingido pelos males do cigarro. Em todo o mundo, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável, perdendo apenas para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool.
Leia mais
.: Sete brasileiros morrem por dia vítimas de tabagismo passivo