Rompimento de Barragens

Cidades suspendem abastecimento de água após lama atingir Rio Doce

Governador Valadares é o município mais afetado pela interrupção do abastecimento de água

Da redação, com Agência Brasil

Passagem da lama pelo Rio Doce, devido ao rompimento de barragem em Mariana, causa desastre ambiental em Governador Valadares, MG./ Foto: Agência Brasil

Passagem da lama pelo Rio Doce, devido ao rompimento de barragem em Mariana, causa desastre ambiental em Governador Valadares, MG./ Foto: Agência Brasil

Na cidade de Governador Valadares (MG), a população faz filas para comprar água mineral e reclama da falta de uma solução para o problema. A cidade fica a 300 quilômetros do município onde as barragens se romperam, tem 280 mil habitantes e a água precisou ser cortada após o fluxo de lama com rejeitos de mineração atingir o rio, que é a principal fonte de abastecimento local. O município decretou estado de calamidade pública e é o local mais afetado pela interrupção do abastecimento de água.

Nessa quinta-feira, 12, moradores protestaram contra a Vale, que junto com a mineradora BHP controla a Samarco, responsável pelas barragens que se romperam em Mariana. Eles bloquearam a linha férrea usada pela mineradora, pedindo uma solução para a falta de abastecimento.

A prefeitura de Governador Valadares informou que fez um projeto para captar água de outros rios. Enquanto isso não ocorre, 38 caminhões-pipa percorrem cidades da região, para encher os tanques, e retornam a Valadares para, prioritariamente, abastecer hospitais e estabelecimentos como escolas e creches.

A Samarco informou que enviou ao município mais de 2,5 milhões litros de água para ajudar no abastecimento, além de 13 mil litros de água potável, e que a partir de hoje enviará 2,4 milhões de litros por dia.

Espírito Santo

Neste fim de semana, a lama deverá interromper o abastecimento de água nas cidades capixabas de Baixo Gandu e Colatina, no Espírito Santo, segundo a Secretaria de Desenvolvimento do estado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo