Série Cidade em trânsito

Cidade do interior tem média de uma bicicleta por habitante

Diariamente, milhões de pessoas enfrentam longos percursos nos grandes centros urbanos. O aumento populacional nas cidades e a melhoria de vida ocasionam nos excessos de carros em vias públicas, engarrafamentos e, conseqüentemente, o estresse. Outro problema ocasionado pelos congestionamentos nas grandes vias, é a agressividade do trâsito. Há, ainda, quem faça do veículo um instrumento de competição. O contrário do que acontece nas cidades do interior.

.: Assista à reportagem

Em cidades interioranas, este problema não existe. Nestes locais o carro é, muitas vezes, substituído pela bicicleta. Em Lorena (SP), cidade que fica a 188 quilômetros da capital paulista, a "magrela", como é chamada, é mais que lazer, é um veículo de transporte.

Lorena comporta atualmente 79 mil habitantes. Calcula-se que existam, no município, 70 mil bicicletas. Quase uma por morador.

Uma lei, que entrou em vigor no último ano, obriga que os moradores coloquem placa de identificação em suas bicicletas, o que contribui para a conscientização dos ciclistas no trânsito. Quem descumprir a determinação tem seu "veículo de transporte" apreendido.

.: É possível comnviver bem com trânsito das grandes cidades?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo