Cultura

Cidade de Monteiro Lobato realiza festival dedicado à literatura

A partir desta quinta-feira, 2, a cidade de Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, promove o “I Festival de literatura infantil – Monteiro Lobato".

Na programação do evento, que segue até domingo, estão previstos ciclos de palestras com escritores, oficinas culturais, exposições, shows e apresentações artísticas, baseados na temática das obras da literatura infantil. O festival será realizado na Praça Deputado Cunha Bueno e na biblioteca pública do município.

A abertura do evento será marcada pelo Dia Internacional da Literatura Infantil, às 10h00, com a apresentação do espetáculo: “O Contador de Histórias”. A atração revela às crianças diversos contos do folclore brasileiro, interpretados com a arte de animação de objetos e canções e  tem o objetivo de despertar a curiosidade e o gosto pela leitura. No período da tarde, às 14h30, o “Grupo GR Monteiro” , formado por crianças, entra em cena para festejar os 90 anos da boneca Emília com apresentações de jovens ginastas e atores mirins. O escritor Ricardo Azevedo, autor de inúmeros livros infantis como: Nossa rua tem um problema, Aviãozinho de Papel, Meu livro de Folclore e Contos de espanto e alumbramento, é atração às 15h00.

Na sexta-feira, a escritora Regina Machado, autora de livros como: “A Formiga Aurélia e Outros Jeitos de Ver o Mundo”, “Nasrudin” e “Acordais”, promove três ciclos de palestras para crianças e professores. Entre os temas abordados estão: “Para onde no mundo você gostaria de viajar?” e “O pote de mel: A arte de contar de histórias na instituição escolar”. Às 11h00 e às 13h00 oficinas sobre o  processo de construção do livro, destinada as crianças de 06 até 09 anos, serão ministradas no bairro do Taquari e no centro da cidade, por Christina Hernandes, escritora de mais de 14 livros infantis, entre eles: “Pena e Papel” e “Filó e o hino à Bandeira”.

No sábado, logo pela manhã, a abertura oficial do evento reúne autoridades e convidados no salão nobre do clube Poliesportivo “O Lobatense” com o lançamento do novo símbolo turístico e cultural do município, o Lobatinho. Em seguida, Jacob Pinheiro Goldberg, escritor e doutor em psicologia, apresenta para o público o seu livro: “O Direito no Divã”.

A tarde o mundo da literatura infantil é transportado para a Praça Deputado Cunha Bueno, com exposição de livrarias, tendas para trocas de livros, contadores de histórias, oficina de brinquedos, brincadeiras com a turma do sítio do Pica-Pau amarelo e distribuição de sorvete e livros.

Entre os destaques, o espetáculo “Teatro das Sombras” e a oficina de materiais recicláveis com Visconde de Sabugosa. A magia e o ilusionismo de Ms. Basart será apresentado ao público às 15h00. Logo após, às 16h00, contos e cantos do folclore brasileiro serão revelados por João Acaiabe. Ator e contador de histórias, e que por sete anos interpretou o Tio Barnabé no programa Sítio do Pica-Pau Amarelo, na rede globo.

No domingo, acontece o encerramento do “I Festival de Literatura Infantil” em um lugar mais do que apropriado, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. A antiga residência do escritor José Bento Monteiro Lobato, será o cenário para “Na Casa de Lobato”, um dia dedicado às leituras do escritor e debates sobre sua trajetória no povoado de Buquira, hoje a cidade que carrega seu nome. Entre os convidados, os lobatológos Nelson Somma Junior e Oiran Antonini.

A música também faz parte da programação do festival. Nas principais noites do evento, a Praça Comendador Freire recebe shows e grupos artísticos.

O festival é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Monteiro Lobato. Todas as atividades são gratuitas. Mais nformações pelo telefone: (12) 3979-1314 ou www.monteirolobato.sp.gov.br. 

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo