Qualidade do serviço

Cidadãos avaliam delegacias de polícia do país

Até a próxima sexta-feira, cidadãos de nove estados vão avaliar as delegacias do país. A 3ª Semana de Visitas a Delegacias de Polícias, que começou nesta segunda-feira, 26, tem o objetivo de analisar a qualidade desse serviço oferecido pelo Estado, sob o ponto de vista de usuários potenciais e não de agentes de governo, como geralmente ocorre.

A iniciativa pretende levar a população a conhecer melhor sua polícia, além de fortalecer e incentivar os exemplos de boas práticas policiais.

A pesquisa é coordenada pela Altus – uma aliança global de centros acadêmicos e organizações não governamentais – e ocorrerá simultaneamente em 19 países. No Brasil, as visitas serão realizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Goiás. A organização é do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) em parceria com várias instituições, entre elas o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência da Universidade Federal do Rio, o Instituto Sou da Paz (SP) e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

Esta é a terceira edição do projeto no país, realizado anteriormente em 2006 e 2007. Serão avaliadas 231 delegacias em cinco itens: orientações para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário e sem preconceito, transparência e prestação de contas e condições de detenção.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
   

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo