Saúde

China vacinará 100 milhões de crianças contra o sarampo

Quase 100 milhões de crianças chinesas serão vacinadas contra o sarampo neste mês, em uma tentativa de erradicar a doença, uma das principais causas de mortes evitáveis e deficiências nos países em desenvolvimento, informou nesta quarta-feira, 1º, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A China teve mais de 52 mil casos de sarampo em 2009. Embora a maioria das pessoas se recupere bem da moléstia, que é altamente contagiosa, algumas sofrem graves complicações, como cegueira, encefalite, fortes diarreias, pneumonia e infecções no ouvido.

Michael O'Leary, representante da OMS na China, afirmou que os casos de sarampo no país constituíram 86 por cento de todas as incidências no lado oeste do Oceano Pacífico.

"Vacinar cada criança, mesmo aquelas que foram vacinadas no passado, é essencial para frear o vírus com uma muralha de imunidade na população", afirmou O'Leary em comunicado.

O representante da OMS afirmou que os moradores das regiões mais remotas, grandes áreas urbanas e a vasta população migrante podem ter menor acesso às vacinas e não estar protegidos contra o sarampo.

Em 2008, 164 mil pessoas morreram em decorrência do sarampo no mundo, a maioria crianças com menos de cinco anos. Isso significa que ocorreram 18 mortes a cada hora.

Para erradicar o sarampo, cada criança deve receber duas doses de vacina, a segunda aplicada após o primeiro ano de vida.

David Hipgrave, chefe de saúde e nutrição da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na China, afirmou que a campanha chinesa conterá apenas uma dose.

"É uma campanha de urgência para aumentar os níveis de imunidade entre crianças que podem ter perdido a segunda dose, ou nas quais uma das doses não foi eficaz", disse.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo