Condomínio Espiritual Uirapuru

CEU terá inauguração de obras papais neste domingo

Além das obras papais, um momento importante será a sagração da Igreja do Santíssimo Sacramento, que poderá ser vista de qualquer ponto do CEU

Thiago Coutinho
Da redação  

A Igreja do Santíssimo Sacramento no CEU, em Fortaleza (CE) / Foto: Divulgação CEU

O Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), que reúne entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades pautadas nos princípios espirituais cristãos, inaugura neste domingo, 21, as Obras Papais, as obras de pavimentação do CEU e o momento mais importante, a Sagração da Igreja do Santíssimo Sacramento. 

Para a inauguração, o CEU receberá a visita do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi Marques, e de bispos de algumas dioceses brasileiras, além das 23 comunidades e amigos que ao longo desses 17 anos fazem parte do CEU. 

A Igreja do Santíssimo Sacramento é composta em vidro e poderá ser vista de qualquer ponto do Condomínio. “Esta construção começou cinco anos atrás quando, após uma assembleia, sentimos a necessidade de construir uma igreja central para que as pessoas pudessem estar em oração. Será uma igreja de adoração. Ela é toda feita de vidro e pode ser vista de qualquer ponto do CEU que você passar”, explicou o gerente geral do CEU, José Carlos Monteiro.

Vista interna: o altar da Igreja do Santíssimo Sacramento / Foto: Divulgação CEU

O CEU é composto por 23 entidades, entre elas a Comunidade Canção Nova, que prestam diversos trabalhos sociais, como auxílio às crianças e adultos portadoras do vírus HIV, atendimento a adolescentes vítimas de violência sexual e todo tipo de auxílio às pessoas mais necessitadas e marginalizadas.

O Papa Francisco reconheceu o CEU como um dos legados deixados pelo Ano da Misericórdia, vivenciado pela Igreja católica de dezembro de 2015 a novembro de 2016. As obras papais incluem o Bloco de Geração de Renda e o Salão de Eventos (Pavilhão), projetos que são financiados pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) com autorização do Papa Francisco. Tais obras foram concluídas em agosto de 2017 e serão inauguradas neste domingo, 21. 

“Construímos um bloco de geração de renda para o CEU, além de retomar a construção do salão de festas, destinado a casamentos e batizados. Também houve uma revitalização do Pátio Uirapuru e pensamos em fazer ainda quatro lojas e seis casas, além de lojas com produtos religiosos destinados às crianças”, disse o gerente da entidade.

Vista parcial do Pátio Uirapuru, outra obra inaugurada no CEU / Foto: Divulgação CEU

Igreja em Saída

Em seu pontificado, o Papa tem reforçado o conceito da Igreja em Saída, aquela que vai ao encontro de seus fiéis e mais necessitados. Para José Carlos, o CEU é um exemplo autêntico deste conceito papal, com suas inúmeras comunidades e trabalhos de auxílio aos carentes e marginalizados. “Nós atendemos a este pedido do Papa. Somos compostos por 23 comunidades, sendo três delas destinadas às crianças que moram aqui e outras quatro que atendem ao público externo, com aulas de reforço escolar, escola de futebol, sempre levando a Palavra a eles. Priorizamos uma formação espiritual e humana”, afirma.

Apesar dos avanços dos últimos anos, o CEU ainda tem metas a serem alcançadas. Segundo José Carlos, os intensos casos de violência em Fortaleza tornam o trabalho desenvolvido pelo CEU ainda mais árduo ― e não menos desafiador. “Queremos conciliar nossas ações contra esta violência. Chegar mais perto das crianças, definir ações com nosso conselho, levar alimentos a elas, porque há muita carência por aqui. E queremos levar ainda mais a Palavra de Deus às periferias. O desafio maior seria este, ajudar ainda mais os carentes ao nosso redor. Precisamos fazer as duas coisas, levar comida e Deus às pessoas”, ponderou.

Sobre o CEU

O Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) nasceu no ano 2000. A finalidade é reunir entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades pautadas nos princípios espirituais cristãos, abertas a uma perspectiva inter-religiosa e que atendam pessoas em demandas sociais. Além disso, o CEU também reúne comunidades religiosas que sustentam com suas orações este trabalho social.

Saiba mais sobre o CEU em uma reportagem exibida pelo CN Notícias:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo