Evangelização da juventude

Cerca de 2400 jovens participarão do encerramento do projeto Rota 300

Projeto de evangelização da juventude foi organizado por ocasião do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida

Da Redação, com CNBB

Termina no próximo dia 29 de julho o projeto Rota 300, promovido pela CNBB para a evangelização da juventude rumo aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Para marcar o encerramento, foi preparada a Semana Missionária 2017, que será de 22 a 28 de julho e inclui vasta programação nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul.

Cerca de 2.400 jovens se inscreveram para participar do evento. Segundo o presidente da Comissão da CNBB para a Juventude, Dom Vilson Basso, as vagas foram ofertadas para jovens de todo o Brasil. “As dioceses que acolhem os missionários ficaram responsáveis pelas despesas de alimentação e estadia. As demais despesas como a viagem e traslado a Aparecida ficaram por conta de cada missionário”, explicou o bispo.

Entre as dioceses que vão receber os missionários estão a de São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Mogi das Cruzes (SP), Lorena (SP), Valença (RJ), Nova Friburgo (RJ), Campos (RJ), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG) e Piraí-Volta Redonda (RJ). O assessor da Comissão, padre Antonio Ramos do Prado (padre Toninho), explica que a motivação da escolha se deu exatamente pelas dioceses banharem o rio onde a imagem foi encontrada. Ele informou ainda que a Pastoral Juvenil já fazia missões nessas dioceses e promovia formações para a juventude.

A programação da Semana é extensa e contará com palestras, rodas de conversa, além de atividades culturais. Padre Toninho informa que quem não conseguiu se inscrever e ainda deseja participar pode encaminhar um e-mail para a Comissão para a Juventude: juventude2@cnbb.org.br. Lá eles vão avaliar a condição de participação.

No dia 29 de julho, a programação especial será no Santuário Nacional de Aparecida, marcando o encerramento da Semana Missionária e também do projeto Rota 300. “Nestes três anos de atuação do projeto, que iniciou em 2014, nós nos baseamos em três eixos: missão, capacitação e acompanhamento. Creio que conseguimos alcançar todos”, finaliza.

Sobre o Rota 300

O Rota 300 é um projeto de evangelização da juventude no caminho de comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O lançamento foi em 18 de junho de 2015.

A ideia surgiu no clima da Jornada Mundial da Juventude 2013, realizada no Brasil. A proposta foi continuar o serviço da juventude à Igreja no Brasil. No final de 2013, ainda colhendo os frutos da JMJ, percebeu-se três fatores importantes: a necessidade da experiência missionária juvenil, a assessoria dos adultos aos jovens nesse processo e a necessidade de investir em estruturas de acompanhamento, ou seja, em espaços próprios da juventude. Com base em todos esses aspectos, nasceu o “Rota 300”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo