Pernambuco

Celebração lembra 10 anos da morte de Dom Helder Câmara

A Igreja celebra hoje, 27, dez anos da morte de Dom Helder Câmara, e neste ano, em que se comemora também o centenário de seu nascimento, a Catedral da Sé de Olinda, em Pernambuco, realiza uma Santa Missa em homenagem ao arcebispo emérito da arquidiocese. A Celebração será presidida pelo presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raimundo Damasceno Assis.

Além do arcebispo, a homenagem terá a participação do novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Nordeste 2, da Universidade Católica de Pernambuco, do Instituto Dom Helder Câmara, e outros. A celebração será às 19h, na Igreja da Sé de Olinda, local onde Dom Helder foi sepultado. Outra homenagem será a inauguração da Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, na Universidade Católica de Pernambuco (UCP).

Cearense nascido em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro de 1909, Dom Helder Pessoa Camara iniciou na vida religiosa aos 22 anos de idade. Ele foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Dom Helder recebeu 33 títulos de “Doutor honoris causa” em universidades de todo o mundo, lutou contra o autoritarismo e resistiu ao regime militar. Trabalhou em prol dos menos favorecidos e foi incansável no respeito aos direitos humanos.

Hoje também se recorda os três anos de falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo falecido que se destacou em diversas ações no Brasil e no mundo. O Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidirá, em Mariana, o ato solene de entrega da Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida.

O evento está marcado para as 20h, no Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz. Antes, acontece a uma Celebração Eucarística, às 18h30, na Catedral de Mariana.


Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo