Com o objetivo de elaborar estratégias para expandir a Pastoral da Criança na América Latina e Caribe, o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) promoveu, em Curitiba (PR), nos dias 25 e 26 de maio, uma reunião com diversas pessoas de diferentes países do continente.
Entre os presentes, estavam: Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança; Padre Enrique Quiroga Civera, secretário executivo do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam); Dr. Nils Arne Kastberg, diretor regional do Unicef para a América Latina e Caribe; Irmã Maris Bolzan, conselheira da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (Clar), além de representantes de organizações religiosas de países como Colômbia, República Dominicana, Argentina, Bolívia e Paraguai.
Durante a reunião, os participantes procuraram elaborar estratégias entre as diversas instituições para consolidar a implantação da metodologia e expansão da Pastoral da Criança na América Latina e Caribe.
Na ocasião, o grupo firmou o compromisso de desenvolver uma ação conjunta que será estruturada em um plano cooperativo. Consta ainda entre as decisões a elaboração do diagnóstico de cada país participante e de um documento conjunto sobre as diretrizes do trabalho a ser desenvolvido.
A reunião é uma resposta à Conferência de Aparecida, que motiva as conferências episcopais do continente latino-americano e caribenho a criarem departamentos ou seções relacionados às crianças e a fortalecerem a Pastoral, nos países em que ela se faz presente, com a finalidade de promover ações a favor das crianças.