Resultado na CCJ

CCJ aprova relatório pela inadmissibilidade de denúncia contra Temer

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara foi favorável ao parecer do deputado Bonifácio de Andrada, pela inadmissibilidade da denúncia

Da Redação, com Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, 18, o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

O placar da votação foi de 39 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção. Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência também são citados na denúncia pelo crime de organização criminosa.

Foram dois dias de debate na CCJ sobre a admissibilidade ou não do parecer de Andrada. Nesse período, 61 deputados se manifestaram sobre o parecer. A maioria dos oradores argumentou que há elementos graves suficientes para encaminhar a denúncia para investigação. Já representantes da base aliada sustentaram que as provas são frágeis e que nem o presidente nem os ministros devem ser afastados.

Após a decisão na CCJ, o assunto agora deve ser votado pelo plenário da Câmara, o que deve acontecer na semana que vem. No plenário, a denúncia só será autorizada a seguir para o Supremo Tribunal Federal (STF) se receber o apoio de pelo menos 342 deputados, o equivalente a dois terços do total de 513 parlamentares da Casa, conforme determina a Constituição Federal. Segundo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a denúncia será analisada no plenário da Casa na próxima semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo