Serra Gaúcha

Catedral de Pedra é eleita como uma das sete maravilhas do Brasil

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como a Catedral de Pedra, situada na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, foi eleita, na última semana, uma das sete maravilhas do Brasil através de uma votação feita por um grande portal nacional. O concurso tirou do páreo outros 43 concorrentes de peso e teve o cuidado de evitar que algum estado da federação aparecesse mais de uma vez no resultado final.

A Catedral de Pedra é uma das maiores atrações da serra gaúcha, e um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. O templo em estilo gótico fica localizado na Praça da Matriz, no centro da cidade, com uma torre de 65m de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze. O Cônego João Marchesi foi uma das principais figuras da história da comunidade católica canelense. Ele foi o idealizador da Igreja Matriz e hoje seu sepulcro, que fica no interior da Igreja, recebe muitas flores e homenagens todos os dias.

Em seu interior destaca-se o altar esculpido em madeira, tendo como tema da escultura a Santa Ceia. Ainda no altar, três painéis pintados a mão retratam a aparição de Nossa Senhora, a alegoria dos Anjos e a Anunciação. O mesmo artista assina os brasões dos quatro evangelistas. Outra verdadeira obra de arte é a Via Sacra, que ornamenta os dois lados internos da Igreja. Os quadros são feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila. Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral representam a Ladainha de Nossa Senhora.

A construção da Igreja Matriz teve início em 1953, com a definição de que a nova Igreja seria revestida de pedra basalto. Em 1964 foram construídas as paredes ao redor da antiga Igreja e então se deu a demolição da mesma. No ano seguinte foi realizada a colocação do telhado, e logo após começou a campanha dos vitrais que foram doados por pessoas da comunidade. O forro foi colocado em 1978, e em 1982 o piso em pedra basalto. A porta em madeira mogno, com escultura gótica, encerrou as obras no ano de 1987. A Paróquia foi criada em 1937 e a escolha de sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, foi feita pelos próprios paroquianos.

As demais maravilhas do Brasil, eleitas no mesmo site, foram o Cristo Redentor; o Teatro da Paz, no Pará, produto genuíno do período conhecido como ciclo da borracha, mantém o status de maior teatro da Região Norte; Museu de Arte de São Paulo (MASP); o Teatro Amazonas, segundo maior teatro da Amazônia, com inspiração tipicamente europeia; a Usina Hidrelétrica de Itaipu; e o Santuário de Bom Jesus da Lapa na Bahia, onde o pintor português Francisco Mendonsa deixou as imagens de Jesus crucificado e Nossa Senhora da Soledade na gruta descoberta por ele.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo