A nova Imagem substituirá a que fora entronizada no dia 29 de agosto de 2010 pelo Arcebispo Dom João Braz de Aviz, contando na ocasião também com a presença do IX Sucessor de Dom Bosco, o Reitor Mor Padre Pascual Chávez Villanueva, e da Família Salesiana do Brasil.
É a estátua uma peça única de mármore de Carrara, com duas toneladas de peso. Ao lado direito da imagem correspondem as cenas que representam os sonhos de Dom Bosco e ao lado esquerdo a imagem da Catedral de Brasília, entre os números dos graus 15 e 20. A mão direita do Santo está em posição de acolher os Visitantes que entram na Catedral e a esquerda aponta para o Altar onde se encontram Jesus Cristo na Eucaristia e Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Brasília. O corpo, esculpido com acentuada concavidade, representa sua total doação aos Jovens.
Dom Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, Piemonte, Itália, em 1815, e faleceu em Turim, em 1888. Ainda menino queria tornar-se padre para trabalhar pelos Jovens. Já padre, em 1859 fundou a Congregação Salesiana e chamou de ‘Salesianos’ aos seus seguidores, em honra de São Francisco de Sales (‘Sociedade de São Francisco de Sales’).
"Aparecerá aqui a terra prometida: vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível" – dizia Dom Bosco diante do globo terrestre no seu escritório já em 1883. Dias antes, havia sonhado com uma viagem à América do Sul em que contemplava grandes planícies, florestas, lagos. Brasília surgiu exatamente no tempo e no espaço delimitados pelo sonho. Dentre os que viam no sonho uma alusão ao surgimento da nova Capital do Brasil – Brasília –, estava o Dr. Israel Pinheiro, a quem foi confiada a responsabilidade de concretizar o projeto.
Como Diretor da NOVACAP – Nova Capital – e a fim de pôr as obras da sua construção sob a proteção de Dom Bosco, Israel Pinheiro determinou que o primeiros materiais de construção que chegassem ao canteiro fossem destinados à construção de uma ermida em honra a Dom Bosco. E assim foi: lá está à beira do lago essa primeira construção em material feita em Brasília – a Ermida Dom Bosco – em honra do Santo sonhador.
No dia 10 de junho de 1962, em ato solene, juntamente com a Virgem de Aparecida, Dom Bosco foi proclamado segundo Patrono de Brasília.