Matrimônio

Casamento faz bem à saúde e reduz estresse, mostra pesquisa

Uma pesquisa norte-americana mostra que casar faz muito bem à saúde. Segundo o estudo, estar casado reduz o nível de cortisol, o hormônio do estresse.

Assista à reportagem

Quarenta e oito anos depois, Orel da Silva e Maria Madalena da Silva ainda guardam o mesmo olhar e a mesma admiração pelo outro. Eles se conheceram no trabalho. Não demorou muito para que resolvessem oficializar a união.

Com o tempo vieram os filhos, os netos e os desafios da vida a dois. Todos superados com o segredo de quem divide o mesmo teto, a quase meio século. "Muita paciência e amor", explica Maria.

A instituição mais antiga da história da sociedade é também a que mais se tranformou nas últimas décadas: o casamento. Segundo uma pesquisa norte-americana, as pessoas têm acreditado cada vez mais no matrimônio. Só no Brasil, por exemplo, foram cerca de 960 mil casamentos em 2008. O estudo mostra ainda que estar casado reduz o nível de cortisol, o hormônio do estresse. E que, por isso, marido e mulher tendem a ter uma sensação de bem estar maior do que quem vive sozinho.

A psicóloga Anna Patrícia Chagas explica que o casamento é uma instituição que nunca morrerá. Isso porque ele se adapta a época e a cultura. Hoje, por exemplo, a liberdade para escolher o parceiro é uma conquista, mas também, um desafio.

Ser persistente no amor não é fácil. É tarefa que exige dedicação e tolerância dia após dia. "Eu digo que não é possível pedir o infinito ao finito. Não é possível pedir a um ser humano que ele seja a fonte de realização de todas nossas necessidades”, afirma a psicóloga. 

Em meio aos desafios comuns à vida a dois, para grande parte das pessoas, não há antídoto melhor para as dificuldades da vida moderna, do que o bom e velho casamento. “Um bom casamento é bom para a saúde, é fonte de alegria, é uma benção na vida das pessoas”, destaca Anna Patrícia.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo