Cardeal de São Paulo

Carta do Papa vale para católicos de todo o mundo, diz Dom Odilo

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, disse que ficou impressionado "com a clareza e a firmeza" do Papa Bento XVI na carta que escreveu aos católicos da Irlanda sobre os abusos sexuais praticados por padres contra crianças e adolescentes daquele país. No texto divulgado no sábado, 20, o Santo Padre expressou, em nome da Igreja, "a vergonha e o remorso que todos sentimos".

"A carta do Papa é dirigida diretamente aos católicos da Irlanda, mas vale para os católicos de todo o mundo", disse Dom Odilo em entrevista ao jornal O São Paulo. "Não podemos ser coniventes com crimes dessa natureza", completa.

Dom Odilo destaca ainda que "o Papa também toma sobre si a dor das vítimas e chama os responsáveis por tais crimes à conversão, ao arrependimento, à penitência e a buscar o perdão de Deus".

De acordo com o cardeal, Bento XVI indica os caminhos para a Irlanda superar os problemas. "Os remédios vão desde a chamada à penitência e à conversão, à responsabilização perante a justiça civil e canônica; mas (o Papa) também fala da ajuda às vítimas e suas famílias e a uma grande ação missionária no país, da qual ele próprio quer participar, indo à Irlanda".

A carta é, ainda, um chamado à vigilância, destaca Dom Odilo. "Os pais estejam atentos à educação dos seus filhos e às companhias que freqüentam. Uma vez, as companhias eram apenas os amigos ou as pessoas próximas; hoje, a “companhia” mais perigosa pode estar dentro de casa, na internet".

"Por outro lado, na Igreja, a dolorosa verificação dos fatos é o caminho necessário para a purificação e a retomada do seu autêntico serviço prestado à humanidade. O poder da graça de Deus é maior que as insídias do Maligno, que semeia a erva ruim no campo da Igreja. Foi Jesus quem falou e isso nos dá esperança", concluiu.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo