Dom Eusébio

"Caridade social é inseparável da evangelização", afirma Cardeal

“A caridade social é inseparável da evangelização”, afirmou hoje, 04, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, na Missa dos bispos reunidos na 46º Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).

Acesse
:. Ouça a Homilia
.: Leia a homilia na íntegra

Na missa celebrada pelos enfermos, Dom Eusébio falou sobre o sofrimento, explicando que ele é tão sublime que não temos o direito de perguntar a Deus o “porque” ou o “porque eu”. Porque se Deus nos explicasse jamais entenderíamos, “Deus vai além de nossa capacidade racional, até mesmo quando somos iluminados pelo Espírito Santo. Nem para sua Santíssima Mãe Jesus explicou o mistério da cruz”.

Falando sobre o amor de Jesus aos mais pobres e sofredores, o cardeal explicou que Jesus, no evangelho (Jo 6, 1-15) mostrou que tinha o poder divino de ajudar os que vinham ao seu encontro, com fome e sede de pão e disse que este é o nosso desafio de cristãos: ter em nós os mesmos sentimentos de Cristo.

Segundo ele, “Nosso amor pelos pobres e famintos, multiplica tudo o que seríamos capazes de fazer organizativamente. Se nós não tivéssemos a força divina que nos impulsiona além do que podemos fazer, não conseguiríamos realizar as maravilhas que a Igreja Católica faz no âmbito da caridade social”.

“A maior glória, além da evangelização, que nós temos é caridade social”, destacou.

Dom Eusébio concluiu sua homilia dizendo que para fazer uma caridade social que seja duradoura é preciso estar em Deus. “Quando chegamos aos sofredores o que vale é a nossa verdadeira vontade de estar ali e ajudar um pouco”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo