JUBILEU DA MISERICÓRDIA

Cardeal Tempesta abre Porta Santa na Arquidiocese do RJ

Cardeal Orani João Tempesta, abriu oficialmente a primeira Porta Santa do Ano Santo da Misericórdia no Rio de Janeiro

Da redação, com Arquidiocese do Rio

tempesta1

Dom Orani Tempesta abriu oficialmente a primeira Porta Santa no Rio de Janeiro / Fonte: Arquidiocese do Rio

O arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, abriu oficialmente neste domingo, 13, a primeira Porta Santa do Ano Santo da Misericórdia, na Cidade Maravilhosa.

Situada no centro da cidade, a Catedral Metropolitana de São Sebastião foi à primeira Igreja no Rio a ter suas portas abertas para o Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, como uma oportunidade de profunda transformação dos fiéis, em que é concedido pela Igreja o dom da Indulgência Plenária.

Cerca de 10 mil fiéis participaram da procissão que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa em direção à Catedral, onde o cardeal celebrou Missa após a abertura da Porta Santa e a proclamação do Ano Santo da Misericórdia.

“Hoje é um dia muito especial, pois junto com todas as catedrais do mundo inteiro nós abrimos o Jubileu da Misericórdia, onde somos convidados pelo Papa Francisco a celebrarmos essa misericórdia, ou seja, acolher o amor de Deus em nossa vida que nos ama com amor eterno e infinito, que nos perdoa. E assim a Igreja também é chamada a ser uma presença de amor e de perdão na sociedade. Um ano todo para que nós façamos esta experiência através das peregrinações, das confissões, da oração. Um ano para buscarmos o Senhor e encontrar em Cristo a vida e, consequentemente, anunciar para esse mundo que o mundo tem jeito, que é possível se amar e se perdoar em nossa sociedade”, afirmou Dom Orani.

Demais cerimônias

As demais cerimônias para a abertura das Portas Santas na Arquidiocese do Rio ocorrerão no Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, às 12h, com Dom Antonio Augusto Dias Duarte; no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, às 16h, com Dom Roque Costa Souza; no Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, em Vargem Pequena, às 16h, com Dom Karl Josef Romer; na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, às 18h, também com Dom Orani; na Igreja Coração Eucarístico, em Santíssimo, às 18h, com Luís Henrique da Silva Brito; e no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, às 19h30, com Dom Paulo Cezar Costa.

Leia
.: Entenda o significado do Jubileu da Misericórdia

O Jubileu da Misericórdia começou, oficialmente, no dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nessa data se comemora o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II.

Em razão de sua solicitude pastoral, o Santo Padre abriu a Porta Santa na Catedral de Bangui, na República Centro Africana, no dia 29 de novembro, quando em visita ao país. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo