20 anos de episcopado

Cardeal Orani será homenageado com exposição fotográfica

Mostra reúne fotografias de Dom Orani desde 2009, quando ele chegou à arquidiocese do Rio de Janeiro

Da Redação, com Arquidiocese do Rio

Uma mostra fotográfica que começa nesta quinta-feira, 6, vai homenagear o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que completou 20 anos de ordenação episcopal em abril de 2017. O fotógrafo oficial da arquidiocese, Gustavo de Oliveira, tem feito um trabalho de registro dos feitos do cardeal desde que ele assumiu como arcebispo local, em 2009.

A exposição é intitulada “‘Ut Omnes Unum Sint’ (“Que todos sejam um”) – Orani, o pastor da unidade”. A mostra ocupará uma das principais salas do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), a Barroco Italiano, e contará com cerca de 130 obras do período de 2009 a 2017.

“A obra mostrará o serviço da Igreja, a partir do empenho e dedicação do seu pastor, Dom Orani, nos mais diversos contrastes e realidades da cidade, segundo a ótica e pelas lentes do fotógrafo Gustavo de Oliveira”, comentou cônego Marcos Willian Bernardo, vigário episcopal para Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese do Rio.

A exposição, em parceria com o MNBA e o Ministério da Cultura, está dividida em quatro seções: “Dom Orani e a cidade do Rio de Janeiro”, “Dom Orani, o celebrante”, “Dom Orani, o pastor” e “Dom Orani que culmina na Jornada Mundial da Juventude de 2013 e sua nomeação como cardeal”.

O nome foi inspirado no lema episcopal do cardeal. “Queremos que o povo perceba uma unidade nesses quatro módulos. Mas queremos mostrar, sobretudo, a integração de Dom Orani em relação à cidade do Rio de Janeiro com esse diálogo da unidade que ele vem tentando implantar aqui”, explicou o curador da exposição, Amandio Miguel dos Santos.

Gustavo de Oliveira é fotógrafo da arquidiocese há 20 anos. Em 2015, publicou o livro “Dom Orani”, com fotos do cardeal. Agora terá suas fotografias expostas pela primeira vez. Entre inéditas e antigas, as obras retratam o carisma e carinho do cardeal, de acordo com o artista. “Ele tem um carinho muito grande pelas pessoas, em especial pelas das comunidades mais carentes, onde ele se sente em casa. E é nesses locais que eu faço meu trabalho mais à vontade”, afirmou Gustavo.

“O museu tem uma tradição grande com a Igreja Católica, e a exposição vai ficar linda. Dom Orani tem uma força que emociona. Se conseguirmos passar essa emoção através das fotografias, teremos cumprido o nosso papel”, afirmou Lúcia Ibrahim, da área de exposições temporárias do MNBA.

O museu fica na Av. Rio Branco, 119, no centro do Rio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo