Itaici

Cardeal Hummes: O padre nasceu da Eucaristia e para a Eucaristia

O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 14, abrindo os trabalhos do segundo dia do 12º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) que começou ontem em Itaici, Indaiatuba (SP). Em sua homilia, o cardeal refletiu sobre a Eucaristia, lembrando aos 450 padres que participam do encontro que Ela é "o centro da vida do padre".

.: Começa Encontro Nacional de Presbíteros em Itaici

"Tudo conflui para a Eucaristia e parte d'Ela. O padre nasceu da Eucaristia e para a Eucaristia", afirmou o cardeal. Recordando o Papa João Paulo II quando afirmou que a "Igreja vive da Eucaristia", Dom Cláudio explica porque Ela é o centro da vida da Igreja: "Na Eucaristia, se torna presente, de novo, a Páscoa de Jesus". Para o cardeal, a pastoral feita pelos padres deve ter como centro a Eucaristia. "Toda nossa pastoral caminha para a Eucaristia. Pregamos a Palavra, batizamos, ministramos os sacramentos ao povo para que ele venha sentar-se à mesa da Eucaristia", ressaltou.

Dom Cláudio falou, também, da relação que há entre Eucaristia e missão. "Saímos da Eucaristia para a missão. Ela é momento de discipulado porque nos faz sentar aos pés do mestre para ouví-lo". Para ele, "celebrar a Eucaristia não é sacramentalismo", porque ela faz parte do dia-a-dia da Igreja.

Às 9 horas o cardeal fez uma conferência aos padres e às 11h30 concede uma entrevista coletiva à imprensa. O encontro prossegue à tarde com o padre José Oscar Beozzo que faz uma análise da conjuntura eclesial e com a deputada Luíza Erundina que faz a análise da conjuntura social.

Organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros, o 12º ENP se estende até a próxima terça-feira, 19. No encerramento, será dada posse à nova diretoria da Comissão de Presbíteros a ser eleita durante o encontro que deverá aprovar, também, uma carta aberta a todos os padres do Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo