50 anos de sacerdócio

Cardeal Cláudio Hummes celebra jubileu de Ouro em São Paulo

Uma Missa, neste domingo, 3, às 15 horas, na Catedral da Sé (SP), celebra o Jubileu de Ouro Sacerdotal do Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes.

A Santa Missa será concelebrada pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e pelos seis Bispos Auxiliares da Arquidiocese. Estarão presentes autoridades, padres, diáconos, seminaristas, pastorais, movimentos e o povo das comunidades de toda a Arquidiocese.

A celebração será transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação (TV, Rádio e internet).

Biografia

Cardeal Cláudio Hummes nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Ordenou-se padre em Divinópolis (MG) em 3 de agosto de 1958, pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores.

Em 22 de março de 1975 foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Santo André (SP). Permaneceu como Coadjutor até o final do ano, quando assumiu a Diocese. Ali fez notar seu zelo pastoral, principalmente, em meio a classe operária.

Em 1996, foi nomeado Bispo de Fortaleza no Ceará, onde permaneceu por quase dois anos. Foi, então, solicitado na Capital Paulista, tomando posse como Arcebispo Metropolitano de São Paulo em 23 de maio de 1998. Em 2001 foi nomeado Cardeal pelo então Papa João Paulo II.

Foram 5 anos de trabalhos intensos. Em 2006, assumiu a Congregação para o Clero no Vaticano, missão na qual se dedica até hoje.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo