Nessa quarta-feira, 15, a Igreja festeja a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ou Dia de Nossa Senhora da Glória. Embora as duas imagens sejam representadas de maneira diferente, trata-se da mesma festa litúrgica, pois se celebra a glorificação da Virgem Maria coroada como rainha do céu e da terra.
Nossa Senhora da Glória, representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços, é a padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maringá, no Paraná.
Acesse
.: Compreenda melhor o Dogma da Assunção de Nossa Senhora
Para celebrar a data, foi preparada uma programação especial, que teve início às 7h com o Solene Ofício de Nossa Senhora (Ofício das Leituras e Laudes) e a Solenidade de (re) entronização de imagens da Bem-aventurada Virgem Maria nos lares, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. A celebração foi presidida pelo Cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília, e contou com a presença do Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.
Às 12h, os sinos de todas as paróquias da Arquidiocese irão repicar, e às 18h, acontecerá a procissão e Missa Solene (campal) seguida da coroação da imagem da Bem-aventurada Glória Virgem Maria, Senhora Glória – com saída do Parque do Ingá em direção à Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
No Brasil, de modo geral, a Solenidade é celebrada no domingo seguinte à festa litúrgica.
Leia mais
.: Papa explica o sentido da Festa da Assunção de Nossa Senhora