Ação de graças

Canonização de irmã Dulce: fiéis celebram hoje em Salvador; relembre

A partir das 12h será realizada na capital baiana grande celebração em ação de graças pela primeira santa brasileira, canonizada domingo passado

Da Redação

Irmã Dulce é a primeira santa brasileira / Foto: Arquivo – Obras Sociais Irmã Dulce

Clima de festa e gratidão. A Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) será palco neste domingo, 20, de uma grande celebração em ação de graças pela canonização de Irmã Dulce. O Anjo Bom da Bahia, como era popular e carinhosamente conhecida, alcançou a honra dos altares com sua vida de santidade e entrega aos mais pobres.

A festa de hoje aguarda cerca de 55 mil pessoas. A primeira Missa em ação de graças pela canonização da religiosa baiana deve começar às 17h, mas os portões da Arena abrirão a partir de 12h para que os fiéis possam participar dos shows de bandas católicas e assistir ao espetáculo “Império do Amor”, uma peça com 650 atores, sendo 550 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – núcleo de educação da OSID, além de pessoas assistidas pela instituição. O espetáculo contará a história de Irmã Dulce em forma de teatro, dança e música.

A canonização

A Praça São Pedro com as fotos dos novos santos, entre eles a brasileira Irmã Dulce / Foto: Natalia Jael

Irmã Dulce foi canonizada no domingo passado, 13, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, no Vaticano, junto a outros quatro beatos que também se tornaram santos: João Henrique Newman, Josefina Vannini, Maria Teresa Chiramel e Margarida Bays.

“Hoje, agradecemos ao Senhor pelos novos Santos, que caminharam na fé e agora invocamos como intercessores. (…) Peçamos para ser, assim, «luzes gentis» no meio das trevas do mundo”, disse o Papa Francisco na homilia.

Jackson Silva e família na Praça São Pedro / Foto: Natália Jael

Fiéis brasileiros lotaram a Praça São Pedro para acompanhar de perto esse momento especial. Mas também em Salvador a festa foi grande. Fieis se reuniram na igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, até então paróquia, para assistir por telão à celebração realizada no Vaticano.

Santuário de Santa Dulce dos Pobres

Primeira Missa celebrada no Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador./ Foto: Rogéria Nair.

Também no domingo, foi lido o decreto que torna a então igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma, na capital baiana, em Santuário dedicado à Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Logo após a celebração do Vaticano, os fiéis reunidos na igreja participaram da primeira Missa celebrada no Santuário de Santa Dulce dos Pobres.

Primeira Missa em ação de graças

Basílica de Sant’Andrea della Valle foi escolhida para a primeira celebração em honra à Santa Dulce dos Pobres / Foto: Natália Jael

Um dia após a canonização, fiéis presentes em Roma participaram da primeira Missa em honra à Santa Dulce dos pobres. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Basílica de Sant’Andrea della Valle, no centro de Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo