A partir das 12h será realizada na capital baiana grande celebração em ação de graças pela primeira santa brasileira, canonizada domingo passado
Da Redação
Clima de festa e gratidão. A Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) será palco neste domingo, 20, de uma grande celebração em ação de graças pela canonização de Irmã Dulce. O Anjo Bom da Bahia, como era popular e carinhosamente conhecida, alcançou a honra dos altares com sua vida de santidade e entrega aos mais pobres.
A festa de hoje aguarda cerca de 55 mil pessoas. A primeira Missa em ação de graças pela canonização da religiosa baiana deve começar às 17h, mas os portões da Arena abrirão a partir de 12h para que os fiéis possam participar dos shows de bandas católicas e assistir ao espetáculo “Império do Amor”, uma peça com 650 atores, sendo 550 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – núcleo de educação da OSID, além de pessoas assistidas pela instituição. O espetáculo contará a história de Irmã Dulce em forma de teatro, dança e música.
A canonização
Irmã Dulce foi canonizada no domingo passado, 13, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, no Vaticano, junto a outros quatro beatos que também se tornaram santos: João Henrique Newman, Josefina Vannini, Maria Teresa Chiramel e Margarida Bays.
“Hoje, agradecemos ao Senhor pelos novos Santos, que caminharam na fé e agora invocamos como intercessores. (…) Peçamos para ser, assim, «luzes gentis» no meio das trevas do mundo”, disse o Papa Francisco na homilia.
Fiéis brasileiros lotaram a Praça São Pedro para acompanhar de perto esse momento especial. Mas também em Salvador a festa foi grande. Fieis se reuniram na igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, até então paróquia, para assistir por telão à celebração realizada no Vaticano.
Santuário de Santa Dulce dos Pobres
Também no domingo, foi lido o decreto que torna a então igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma, na capital baiana, em Santuário dedicado à Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Logo após a celebração do Vaticano, os fiéis reunidos na igreja participaram da primeira Missa celebrada no Santuário de Santa Dulce dos Pobres.
Primeira Missa em ação de graças
Um dia após a canonização, fiéis presentes em Roma participaram da primeira Missa em honra à Santa Dulce dos pobres. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Basílica de Sant’Andrea della Valle, no centro de Roma.