Arquidiocese do Rio

Canção Nova transmite posse do novo arcebispo do Rio de Janeiro

Neste domingo, 19, o Sistema Canção Nova de Comunicação, TV, Rádio e Internet, transmitirá a cerimônia de posse do novo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. A Rádio Canção Nova do Rio de Janeiro realizará um programa especial, a partir das 14h, sobre o novo arcebispo, a Arquidiocese e a preparação para Missa de posse.

A celebração começará às 15h, na Catedral Metropolitana da cidade, e entre as presenças confirmadas estão o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, o presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de sacerdotes e diáconos da Arquidiocese e cerca de 10 mil fiéis.  

Cerimônia

Segundo o membro da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, padre Cristiano Holtz, a data da cerimônia de posse foi sugerida pelo Administrador Apostólico, Dom Eusébio Oscar Scheid, devido à Festa da Misericórdia, comemorada neste dia.

Além das autoridades civis e eclesiásticas, padre Cristiano lembra que a presença do povo de Deus é fundamental nesse início de ministério de Dom Orani.

"Quem puder ir à Catedral vá. O convite é para que toda a Arquidiocese esteja presente neste momento em que a Igreja se une para receber o pastor que vem. Vamos acolher Dom Orani como o Cristo que vem para pastorear e edificar a Igreja no Rio de Janeiro", disse.

A liturgia da Missa de posse será a do 2º Domingo da Páscoa, com algumas particularidades. Às 14h45m, Dom Orani Tempesta será recebido na porta da Catedral por Dom Eusébio Scheid e seus bispos auxiliares. Em seguida, o novo arcebispo entra pelo vão central do templo e segue até a capela do Santíssimo Sacramento para orar e se paramentar.

Quando os concelebrantes chegarem ao presbitério, o chanceler da Cúria lerá a Carta Apostólica do Papa Bento XVI com a nomeação de Dom Orani, logo após, o Núncio Apostólico passará o báculo a Dom Orani simbolizando a entrega da Arquidiocese em suas mãos. O brasão do novo arcebispo é descerrado e ele seguirá para a cátedra, de onde presidirá o restante da celebração.

Ao final da celebração, Dom Orani dará a bênção apostólica com indulgência plenária para os fiéis presentes na Catedral.

Assista aos vídeos
.: Expectativas para a posse de Dom Orani
.: Dom Orani visita Rio de Janeiro antes da posse

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo