Reconhecimento

Canção Nova premia profissionais da instituição em Encontro de Jornalismo

Jornalistas de rádio, TV e internet tiveram reconhecimento por seus trabalhos; encontro teve momentos de aprendizado e espiritualidade

Jéssica Marçal
Da Redação

Jornalistas da Canção Nova reunidos com o fundador da Comunidade, Monsenhor Jonas Abib / Foto: Wesley Almeida-Canção Nova

Encontro de formação, espiritualidade, aprendizado e motivação, além do reconhecimento a profissionais que se dedicam diariamente para levar vida e esperança através do Sistema Canção Nova de Comunicação. Jornalistas do Sistema estiveram reunidos nesse fim de semana, 9 e 10, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), para o Encontro Nacional de Jornalismo.

O Encontro reuniu jornalistas que trabalham tanto na sede, em Cachoeira Paulista, quanto nas sucursais de São Paulo, Brasília, Aracaju e Porto Alegre. Foi um momento de reunir toda a equipe – produtores, repórteres, editores, cinegrafistas, âncoras – e partilhar as realidades de cada núcleo de trabalho: TV, rádio e internet.

Um dos momentos mais aguardados foi o Prêmio Jornalismo Canção Nova, direcionado os trabalhos marcantes do último ano. O prêmio contemplou produções de Rádio, TV e Web, com divisão em três categorias: Conteúdo religioso, Defesa da Vida e/ou Utilidade Pública e de Esperança (personagem e/ou fato).

Também foi entregue o Grande Prêmio de Jornalismo, contemplando o grande destaque entre os trabalhos realizados, e três homenagens, em forma de menção honrosa, aos jornalistas Reinaldo César, Rodrigo Luiz e Sidinei Fernandes. Confira, ao final da matéria, a lista dos premiados, com os respectivos trabalhos vencedores. 

Veja quem foram os jornalistas premiados (fotos de Wesley Almeida – Canção Nova):

Formação e aprendizado

Na manhã de sábado, 9, após a Missa de abertura presidida pelo vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, a equipe participou de uma palestra com o jornalista Carlos Alberto Di Franco, colunista do jornal “O Estado de São Paulo” e da Rádio Eldorado.

Carlos Alberto Di Franco fala aos jornalistas da Canção Nova / Foto: Wesley Almeida- Canção Nova

Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, Di Franco palestrou sobre “O valor da informação e o futuro do jornalismo”, depois dialogou com os jornalistas da Canção Nova sobre vários aspectos, como isenção jornalística, humanização dos relatos, qualidade do conteúdo e escolha das pautas, além de frisar a necessidade de encontrar histórias que valem a pena ser contadas.

“Foi ótimo, muito gostoso, agradável, as pessoas com perguntas inteligentes, curiosas. Pra mim foi muito bom, saio daqui muito enriquecido com a colaboração de vocês”, disse Di Franco em entrevista à repórter Núbia Freire. 

Outro momento de aprendizado foi com a professora da Faculdade Canção Nova, Adriana Pereira que fez uma palestra sobre “Repórter Persona”, e com Paula Guimarães, que falou sobre o valor do Jornalismo Integrado. Os jornalistas também puderam aprofundar a linha editorial da emissora, bem como o novo manual de redação com o gerente do Jornalismo Canção Nova, o jornalista Osvaldo Luiz.

“O Jornalismo Canção Nova quer contribuir principalmente sendo uma inspiração de vida e de esperança. Nosso mundo precisa de vida em abundância, de vida em dignidade, em todas as suas fases e precisa muito, como nunca, de esperança. E a Canção Nova quer, com muito pé no chão, sabendo de todas as dificuldades e desafios, sempre levar essa esperança e essa vida aos nossos telespectadores, ouvintes e internautas”. 

A palavra do Fundador

Monsenhor Jonas Abib reforçou o lema do Jornalismo Canção Nova: a favor da vida e da esperança / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Para encerrar o Encontro com chave de ouro, a equipe participou da Santa Missa no domingo, 10, presidida pelo fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Ele reforçou o lema do Jornalismo Canção Nova: a favor da vida e da esperança. 

“Temos que proclamar todos os dias um Jornalismo a favor da vida (…) Busque e anuncie notícias a favor da vida, mais do que nunca é necessário, é a vida que se opõe à morte e a mentalidade de morte só vai deixar de existir se nós proclamarmos notícias a favor da vida. Na coleta de notícias você precisa encontrar notícias a favor da esperança, e dê prioridade a essas”, disse Monsenhor aos jornalistas presentes. 

Mensagem de Dom Walmor

Dom Walmor de Oliveira, presidente da CNBB/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), enviou uma mensagem aos jornalistas participantes do evento. Ele mencionou os aprendizados e desafios trazidos pelas inovações tecnológicas no campo da comunicação e também comentou a realidade fake news, para falar do compromisso de cada jornalista católico. 

“Cada jornalista católico é chamado a dar genuíno testemunho de fé, revelando, a partir de seus enunciados, um coração comprometido com a verdade, com a justiça e com a dignidade humana (…) A urgência, neste tempo de simulacro, muitas vezes chamado de era da ‘pós-verdade’, é cada pessoa, sobretudo jornalistas, moldar o próprio jeito de ser a partir do exemplo de Jesus”, escreveu o arcebispo. 

Listagem dos premiados

Conteúdo religioso

“Via-sacra: “Preparação privilegiada no tempo quaresmal””, diz bispo, da jornalista Júlia Beck – webjornalismo. Leia aqui.

Reportagem sobre os 39 anos da Rádio Canção Nova, do jornalista José Eduardo – radiojornalismo. Ouça abaixo:

Reportagem sobre os cinco anos de dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, de Núbia Freire e Ederaldo Paulini – telejornalismo. Assista abaixo:

Defesa da vida e/ou Utilidade Pública

“Aleitamento materno: cada mamada é um encontro de amor, diz mãe”, do jornalista Thiago Coutinho – webjornalismo. Leia aqui.

Reportagem sobre ansiedade, da jornalista Arieli Prado – radiojornalismo. Ouça abaixo:

Reportagem sobre formação das nascentes e a história de pessoas que decidiram viver perto das águas, da série “Águas do Brasil”, de Fernanda Ribeiro e Genilson Pacetti – telejornalismo. Assista abaixo:

Esperança (personagem e/ou fato)

Padre aos batizados: “Somos missionários, portanto somos missão”, da jornalista Júlia Beck – webjornalismo. Leia aqui.

Reportagem sobre Padre Donizetti, de Pedro Teixeira e Tony Cursino – telejornalismo. Assista abaixo:

Grande Prêmio de Jornalismo

Reportagem sobre os desafios na diocese mais indígena do Brasil, da série “A Igreja na Amazônia”, de Elaine Santos e Messias Junqueira. Assista abaixo:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo