Para obras sociais

Canção Nova realiza campanha "Imposto de Renda Solidário"

Ao fazer declaração do Imposto de Renda de pessoa física pelo modelo completo, quem tiver imposto a pagar pode destinar parte do valor para ajudar obras sociais

 Huanna Cruz
Da Redação

Foto: Divulgação

De 15 de março a 31 de maio, período em que a Receita Federal recebe as declarações do imposto de renda, a Canção Nova realiza uma campanha para ajudar os projetos sociais da instituição. Trata-se do “Imposto de Renda Solidário”, que busca mostrar que o imposto pode ser algo que vai além de uma obrigação e se tornar sinônimo de solidariedade.

Segundo a gerente de Marketing da Fundação João Paulo II, Vanessa Goto, a campanha surgiu no ano de 2020, a partir de uma iniciativa do Departamento de Contabilidade da Fundação.

A campanha visa à arrecadação de doações por meio da declaração de imposto de renda de pessoa física, em benefício dos projetos de Assistência Social da Fundação João Paulo II, mantenedora da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. 

Com o valor arrecadado, são beneficiados o CAC  (Centro de Atendimento Comunitário), o Progen, Casa do Bom Samaritano e Cia de Artes e Esportes. Todos esses projetos atendem crianças, adolescentes, jovens e idosos. Oferecem atividades como cursos, esportes, entrega de cestas básicas, entre outros. As doações permitirão a manutenção desses projetos.

Como funciona a doação?

Vanessa explica que a doação é feita diretamente na declaração pelo sistema da Receita Federal, mas só é válida para declarações no modelo completo. Até 6% do imposto devido pode ser destinado para o Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso, ambos da cidade de Cachoeira Paulista (SP), e beneficiar diretamente a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

Para que esta possa resgatar a contribuição feita para os fundos, o contribuinte deverá realizar a doação e enviar para a Canção Nova o DARF e comprovante de pagamento através do site: social.fjp2.org/impostoderenda . Este mesmo site informa todo o passo a passo para realizar o processo, enviar documentos e também é possível chamar um atendente para tirar dúvidas.

Dos 6% destinados para doação, 3% vão para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e 3% vão para o Fundo do Idoso, sendo esta última opção uma novidade em 2023. Sendo assim, os projetos sociais da Canção Nova  poderão contribuir não só com as iniciativas que atendem crianças e adolescentes, mas também aquelas que atendem idosos.

A campanha ressalta que a doação não gera nenhum custo, apenas destina à doação uma uma parte do que seria pago ao governo. Em 2021, foram mais de duas mil pessoas que já foram beneficiadas: 296 no CAC, 347 no Progen, 996 na Cia de Artes e Esportes e 512 na Casa do Bom Samaritano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo