"Brasil Ponto a Ponto"

Campanha prepara próximo Relatório de Desenvolvimento Humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está em processo de elaboração do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil. O relatório irá discutir alternativas para o trabalho rumo à superação do desenvolvimento humano brasileiro e, para isso, criou a Campanha "Brasil Ponto a Ponto", como primeira fase dessa elaboração.

A Campanha ficará aberta para participação da população até a próxima quarta-feira, 15. Em maio, o PNUD lançará um documento com os resultados desse processo de consulta pública.

O objetivo da campanha é estimular o debate em todo o país sobre as principais mudanças necessárias no Brasil para melhorar a vida da populção. A partir desse debate, será definido o tema do próximo relatório.

Histórico

Um Relatório Internacional é produzido todos os anos, relativo aos 166 países participantes do PNUD. Além dele, cada um dos países pode preparar o seu Relatório Nacional, que tratará de um tema importante no contexto daquele país.

Até hoje, o Brasil fez dois relatórios e um atlas. O primeiro relatório, em 1996, apresentou um panorama geral, sem um tema específico.

Já no segundo, em 2000, foi elaborado um atlas que preparou os índices de desenvolvimento humano para todas as cidades do Brasil. No terceiro, em 2005, o tema central foi racismo, pobreza e violência.

Já o próximo relatório terá uma elaboração diferenciada, pois não se limitará apenas a dados técnicos e estatísticos. Ele começa com uma consulta à sociedade e busca ouvir a voz de toda a população.

Para mais informações sobre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento acesse www.pnud.org.br. Sobre a campanha Brasil Ponto a Ponto acesse brasilpontoaponto.org.br.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo