Campanha para a Evangelização

Campanha reitera compromisso dos cristãos leigos com a evangelização

“EvangeliJá” é a campanha para a evangelização 2017, que começa neste domingo, 26

Thiago Coutinho
Da redação

Campanha arrecadará recursos para apoiar as inúmeras iniciativas da Igreja no Brasil /Foto: Material CNBB

Tem início neste domingo, 26, a Campanha para a Evangelização 2017, cujo tema será “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização”, e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). Despertar o espírito evangelizador nos cristãos leigos será a meta desta edição da campanha, que segue até 17 de dezembro.

Partindo desta premissa, como um leigo conseguiria assumir um trabalho evangelizador no mundo de hoje? Para Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis (RJ) e presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização, é essencial que essas pessoas tenham consciência de sua importância para Jesus Cristo. “Penso que existe um ponto fundamental no que se refere ao trabalho evangelizador dos leigos: eles precisam ter a consciência de que são os braços de Cristo, pela força do Espírito Santo, a abraçar o mundo inteiro, sendo testemunhas eficazes da obra do Salvador”, afirma

Esta postura reforça a ideia da Igreja em Saída, tão propagada pelo Papa Francisco em seu pontificado. Pode-se dizer que o trabalho evangelizador é um dos princípios básicos para que a Igreja possa chegar às pessoas. “É inconcebível uma Igreja presa nela mesma e sem diálogo com a sociedade onde está inserida. Desse princípio nasce um outro que é o de fazer com que a verdade do Evangelho chegue a todos, respeitando os “nãos” recebidos e alegrando-nos com os “sins” adquiridos”, explica Dom Gregório para, em seguida, exortar: “Ai de nós se não evangelizarmos; ai de nós se não pregarmos a verdade do Evangelho; ai de nós se não chegarmos às periferias existenciais!”

Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis  / Foto: Divulgação Diocese de Petrópolis

E para atrair os fiéis a assumir o laicato, o bispo acredita na coerência entre discurso e prática. “Penso sempre que a atração à obra de Cristo se dá por um verdadeiro testemunho de vida cristã, pelo amor manifestado aos irmãos e por uma vida que transpareça a felicidade de ter encontrado a verdade que liberta. Assim pensando, creio que só conseguiremos atrair as pessoas às obras da Igreja se formos capazes de fazer com que a nossa mente concorde com a nossa voz, saindo da teoria do cristianismo para a prática cristã”, disse o bispo.

A Igreja no Brasil, aliás, considera o trabalho leigo tão importante que celebrará o Ano do Laicato, que tem início junto à Campanha para Evangelização, neste domingo, 26.

Coleta do 3º Domingo

Durante esta edição da Campanha, está programada a Coleta do 3º Domingo do Advento. Os recursos arrecadados apoiarão diversas iniciativas da Igreja, sobretudo os trabalhos direcionados aos mais necessitados.

“Os recursos da Campanha para a Evangelização são sempre destinados às comunidades mais necessitadas, como, por exemplo, as da Amazônia. Eles chegam às paróquias e entidades com o intuito de otimizar o acesso dos agentes de pastorais às comunidades, cuidando, ainda, da promoção social, que sempre anda de mãos dadas à mensagem de Jesus”, explicou dom Gregório.

Essas ações são essenciais para que o trabalho evangelizador siga adiante e devem ser contínuas, afinal, milhares de pessoas dependem delas. “Repetimos, então, o que fizeram as comunidades primitivas, possibilitando que a mensagem do Evangelho chegue a todos os que necessitam da Palavra que salva e da presença que acolhe”, finalizou o bispo.

A Coleta será partilhada de forma solidária entre as dioceses, que receberão 45% dos recursos; os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que terão 20%; e a CNBB Nacional, que contará com 35% das contribuições.

Confira, abaixo, a oração da Campanha para a Evangelização 2017: 

Deus, nosso Pai, que chamastes todos os povos da Terra para a Igreja do vosso Filho, nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém.
Jesus, Filho amado do Pai, nós vos pedimos por todos os cristãos leigos e leigas, a fim de que sejam sal e luz nesse mundo, transformando-o por meio do Evangelho numa realidade mais justa e fraterna.
Espírito Santo, vínculo da caridade, despertai em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil o senso da partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho.
Maria, Estrela da Evangelização, mãe e seguidora de Jesus, intercedei por nós.

Amém!

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo