A segunda fase da campanha de adoção Mude um Destino será lançada hoje, 18, no Rio de Janeiro. Promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com as Associações dos Magistrados dos Estados, a campanha abordará os aspectos da adoção consciente no país.
O objetivo da primeira fase foi chamar a atenção da sociedade para as condições de vida de cerca de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos no país. O lançamento oficial ocorrerá no Rio de Janeiro e abordará todos os aspectos da adoção consciente no Brasil. O evento acontecerá no Auditório Renato de Lemos Maneschy, na Avenida Erasmo Braga 115 – 4º andar, Centro, na Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj).
1ª Fase Campanha
O objetivo da primeira fase, ocorrida no ano passado em Curitiba, foi o de chamar a atenção da sociedade para as condições de vida de cerca de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos no País. A adoção e a importância de fazê-la de forma legal, através do Poder Judiciário, será o foco dessa segunda etapa, evitando-se assim a "adoção à brasileira".
Será também discutida a destituição do Poder Familiar e até quando se deve tentar o retorno da criança ou adolescente à família biológica, entre outros temas.
Os trabalhos relacionados à adoção, no Rio de Janeiro, estão sendo coordenados pelo desembargador Thiago Ribas Filho (coordenador da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – Ceja) e pela juíza Rosa Maria Cirigliano Maneschy. A Ceja foi criada em 1995, com a competência de promover o estudo prévio e a análise dos pedidos de adoção formulados por pretendentes estrangeiros residentes ou domiciliados fora do país.
A instituição também fornece o certificado de habilitação, após os exames de todas as exigências legais e, em 2007, conseguiu que 20 crianças fossem adotadas, a maioria delas, por casais franceses e italianos.