Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Leite Materno, que acontece quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria da Saúde de São Paulo promove durante toda a semana uma campanha de sensibilização para convocar doadoras de leite de todo o Estado.
A mulher em período de amamentação que tiver leite sobrando e quiser beneficiar outro bebê, poderá procurar um banco de leite.
São Paulo é o estado que tem o maior número de bancos de leite humano; são 23 na Grande São Paulo e 30 pelo interior.
O leite humano doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidade e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados, temporariamente, de serem amamentados ao seio materno.
Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém nascidos ocorre mais rápido.
Para ser doadora a mãe deve ser saudável e estar amamentando exclusivamente seu filho. A coleta do leite é feita diariamente pela equipe do Banco de Leite em parceria com o Corpo de Bombeiros . É o Projeto Bombeiros da Vida que também visita as doadoras semanalmente em sua residência, orientando as mães sobre: higiene, ordenha, conservação e armazenamento do produto. Os endereços dos bancos de leite do Estado de São Paulo podem ser conhecidos, acessando o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Leia mais
.: Banco de leite do Distrito Federal é referência na América Latina
.: Profissionais e mãe falam sobre a importância do leite materno