Igreja Nosso Senhor do Bonfim em Aparecida (SP) tem 690 metros quadrados e foi construída em 1883
Da Redação, com Arquidiocese de Aparecida (SP)
A Paróquia Sant’Anna, de Roseira (SP), com o apoio da arquidiocese de Aparecida (SP) está organizando uma ação entre amigos em prol da restauração da igreja centenária do Bonfim. Está sendo vendida uma rifa de um fusca, no valor de R$ 5 (cinco reais).
Os cupons podem ser adquiridos nas secretarias das paróquias da arquidiocese. O sorteio será, no dia 23 de novembro, às 10h, na igreja do Bonfim.
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim tem 690 metros quadrados. Ela foi construída por José Pereira Barbosa, em 1883. Após conhecer a igreja do Bonfim, em Salvador (BA), pela qual se encantou, José Pereira iniciou a construção. O local escolhido foi o sítio no bairro dos Motas, que fica em ponto estratégico entre Roseira, Aparecida, Guaratinguetá e Lagoinha.
Ao redor da igreja surgiu o povoado do Bonfim, que teve origem por tornar-se ponto de apoio aos tropeiros e viajantes de vários ciclos econômicos. A construção da estrada de ferro no final do século XIX e a queda da produção de café no início do século XX fizeram com que o movimento de tropeiros diminuísse, embora continuasse ainda a fazer o transporte entre as fazendas e as cidades por mais algum tempo.
Com isso, o povoado do Bonfim foi abandonado. Só resta hoje a igreja do Senhor do Bonfim, muito deteriorada. Os sinais do tempo e da falta de conservação estão dentro e fora da igreja. Madeiras e paredes estão consumidas pelo cupim. As trincas e rachaduras estão por toda a parte. Segundo o padre José Ferreira da Silva, pároco da Paróquia de Sant’Anna, a igreja está afundando e as portas laterais nem abrem mais.