Prevenção de acidentes

Campanha busca prevenir fraturas causadas por quedas

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia faz uma campanha, neste mês de junho, para prevenir a ocorrência de fraturas decorrentes de quedas

Da Redação, com Into

Uma campanha do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) quer prevenir a ocorrência de fraturas decorrentes de quedas. Com o tema “Quedas: todo cuidado é pouco”, o objetivo é mobilizar o público, durante todo o mês de junho, sobre o perigo das quedas.

O trabalho de conscientização é fruto de uma pesquisa de nove meses realizada pelo Into, entre janeiro e setembro de 2013. Os dados revelaram que 65% das pessoas que estavam internadas no instituto apresentavam problemas traumatológicos ou ortopédicos por causa de quedas. 55,5% tinham sofrido queda em casa. 53,5% tinham 60 anos ou mais e 63,5% eram mulheres.

Durante a campanha, uma equipe do Instituto está distribuindo folders com esclarecimentos sobre os principais motivos das quedas e orientações de como preveni-las.

“A mobilização visa todos os públicos, mas estamos lidando com um problema de saúde pública que atinge especialmente as pessoas com mais de 60 anos. E, entre essas pessoas idosas, há um percentual altíssimo de mulheres, de 73,4%”, alerta o diretor do Into, João Matheus Guimarães.

O diretor explica que ninguém deve se sentir afetado em sua autonomia e independência na locomoção e prática de atividade física em qualquer idade, mas é preciso ter atenção sobre o que pode causar queda.

Acesse
.: Outras notícias relacionadas à saúde

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, por ano, 424 mil pessoas morrem em virtude de quedas. Desse total, 80% se localizam em países de baixa e média renda. De 30% a 60% da população com mais de 65 anos cai anualmente e, dessas quedas, de 40% a 60% levam a algum tipo de lesão.

Apesar de acontecer no mês de junho, a campanha prevê ações de mobilizações pelo menos até o fim do ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo