Foi lançada ontem, 12, no Rio de Janeiro, a campanha "Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito". A iniciativa é realizada pelo Ministério das Cidades e pelo Denatran, em parceria com o Ministério da Saúde. O lançamento se deu junto com a Meia Maratona Internacional e contou com as presenças dos ministros das Cidades, Marcio Fortes, e da Saúde, José Gomes Temporão, e do diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu o tema "criança no trânsito" como foco de ações educativas deste ano da Semana Nacional de Trânsito.
Entre as causas externas, em 2006, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 29,3% das mortes de crianças, entre um e nove anos de idade, seguidos de afogamento (21,1%), de acordo com dados do Ministério da Saúde. Do total de crianças vítimas do trânsito, a maioria morre por atropelamento (50,8%) e por acidentes com ocupantes de automóveis (19,9%). No universo de crianças menores de um ano de idade, a principal causa de morte são os acidentes com ocupantes do veículo.
Uma das medidas recomendadas para evitar acidentes fatais com crianças é o uso de acomodações apropriadas às diferentes faixas etárias no banco traseiro do carro.